Ribamar

Gil Cutrim reúne-se com Sinproesemma e anuncia benefícios para professores

Prefeito se comprometeu em implantar, a partir de janeiro, gratificação para locais de difícil acesso.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h14

SÃO LUÍS - Em reunião realizada com representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) na noite da última terça-feira (27), o prefeito Gil Cutrim (PMDB) se comprometeu em implantar, já a partir de janeiro de 2013, mais dois benefícios para os professores da rede municipal de ensino de São José de Ribamar.

Tratam-se da gratificação para os educadores que trabalham em locais de difícil acesso e pagamento das referências para apenas alguns professores, de acordo com levantamento que está sendo feito pelo próprio sindicato e Secretaria Municipal de Educação.

“Nossa administração sempre estará aberta para dialogar com o sindicato e a categoria, que muito nos ajuda a melhorar a educação do município. Somente nestes últimos dois anos, investimos muito na valorização dos educadores ribamarenses, concedendo a eles, por exemplo, dois reajustes salariais. E a partir do ano que vem continuaremos desenvolvendo ações que irão melhorar, cada vez mais, a educação de nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Participaram da reunião, representando a entidade, os professores Júlio Guterres (diretor de comunicação) e Ilza Almeida (coordenadora do núcleo de São José de Ribamar), além dos vereadores Beto das Vilas (PMDB – presidente da Câmara Municipal), Lázaro (PV) e Nonato Lima (PP).

A exemplo do que aconteceu durante recente encontro com os professores da rede municipal de ensino, Gil Cutrim explicou aos sindicalistas que a administração municipal ainda não efetuou o pagamento do 14º (abono salarial, cujo pagamento, de acordo com a lei municipal nº 939/11, não é uma obrigatoriedade, podendo o município fazê-lo somente quando existir reserva de recursos – seja do Fundeb, do FPM ou do próprio tesouro municipal) devido ao fato dos recursos disponibilizados pelo Governo Federal, através do Fundeb, terem sido utilizados no cumprimento de acordos estabelecidos com a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos Profissionais do Magistério, dentre eles o pagamento das progressões e promoções e de dois reajustes salariais – um de 15% e outro de 22% -- além do pagamento mensal dos salários dos profissionais da área.

“São José de Ribamar, assim como os demais municípios brasileiros, está sofrendo muito com a perda de recursos do FPM. Além disso, o Governo Federal, até o momento, não efetuou nenhum pagamento de complementação do Fundeb. Se isso acontecer até o final do ano, iremos, sim, efetuar o pagamento do abano”, garantiu o prefeito que já encaminhou à Câmara Municipal de São José de Ribamar projeto de lei reduzindo em 30% o valor do seu salário, assim como os vencimentos do vice-prefeito, dos secretários municipais e adjuntos e da gratificação de todos os cargos comissionados (cargo de confiança). “Essa foi mais uma medida que tivemos que adotar para manter a máquina pública funcionando e o pagamento em dia dos servidores”, disse.

Gil Cutrim pediu a Júlio Guterres e Ilza Almeida que levassem o compromisso da administração municipal à categoria que, em assembleia realizada no último sábado, decidiu realizar dois dias de paralisação de advertência. “O que não queremos é que os estudantes sejam prejudicados com dois dias sem aula. Assumi estes compromissos e os educadores podem ter a certeza de que irei cumpri-los”, explicou.

Júlio Guterres elogiou a disposição do prefeito em dialogar com o sindicato e a categoria. De acordo com ele, os compromissos firmados durante a reunião serão apresentados aos professores ribamarenses durante uma assembleia que será realizada nesta quinta-feira (29), a partir das 8h, na Praça do Cruzeiro, na sede de São José de Ribamar.

As informações são da Secom do Ribamar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.