SÃO LUÍS - Em uma operação realizada nesta terça-feira (27), envolvendo a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão (Procon/MA) e polícias Militar e Federal, foram apreendidas cerca de 2 toneladas de queijo clandestino nos municípios de Pedreiras, Igarapé Grande e Trizidela do Vale.
A operação integra o Programa Cquali Leite, uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Mapa, que age no controle de alimentos e fortalecimento das medidas de prevenção e combate a desvios de qualidade, incluindo irregularidades e fraudes.
Os técnicos envolvidos na operação fiscalizaram comércios e propriedades rurais da região e apreenderam queijos já processados e em massa ‘prontos para produção’ em propriedades rurais não registradas, e que não cumpriam com as exigências sanitárias exigidas pela legislação brasileira.
Os estabelecimentos comerciais da região que vendem produtos lácteos também estão sendo fiscalizados até esta quarta-feira (28). São verificados o prazo de validade e condições de armazenagem e conservação dos produtos, e apreendidos aqueles considerados irregulares.
As informações são da Secom do Estado.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.