SÃO LUÍS - Os núcleos regionais da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) instalados nos municípios de Codó, Caxias e Timon receberam a visita do defensor geral do Estado, Aldy Mello Filho, e da corregedora da Defensoria Pública, Fabíola Barros. A ação faz parte da agenda de reuniões entre a Administração Superior da DPE e os defensores titularizados no interior do Estado, que tem, dentre seus objetivos verificar as condições de funcionamento de todas as unidades da DPE/MA e identificar as demandas apresentadas pelos defensores públicos em atuação nos municípios.
Conforme a programação, já foram visitados os núcleos regionais de Imperatriz, Açailândia, Paço do Lumiar e São José de Ribamar. Em todos eles, além do trabalho de inspeção realizado pela corregedora Fabíola Barros, o defensor geral faz um balanço das ações realizadas no semestre.
Um dos investimentos citados pelo gestor foi a contratação de um link dedicado de 1 Mb/s para cada um dos núcleos do interior, que proporcionará maior agilidade na conexão com a internet banda larga, facilitando a integração entre os diversos núcleos e a sede. "Estamos em fase de implantação do link em todos os municípios. O objetivo é fornecer acesso à internet de maneira rápida e eficiente, facilitando o trabalho dos defensores e servidores e otimizando os serviços oferecidos ao cidadão", ressaltou Aldy Mello Filho, destacando que os recém-inaugurados Núcleo de Chapadinha e o Núcleo de Execução Penal já foram inaugurados com o link dedicado de 1 Mb/s.
Na Defensoria Pública de Codó, inaugurada no final do ano passado, os gestores foram recebidos pelos defensores públicos Juliana Rosso, Aécio Moura e Silva e Débora Alcântara Rodrigues. Após ouvi-los sobre a dinâmica de funcionamento da unidade, Aldy Filho e Fabíola Barros autorizaram a disponibilização de mobiliário e equipamentos de informática para agilizar o atendimento ao público através dos estagiários de direito do Núcleo, além de reparos na pintura e forro.
Em Caxias, os gestores elogiaram o trabalho de manutenção preventiva realizado pela equipe de servidores e defensores do núcleo, que foi reformado e reinaugurado em 2011. Como nas demais defensorias do interior, os membros em atuação no município falaram do número crescente de atendimentos e da necessidade de mais defensores para atuar no município. A reunião contou com os defensores públicos Daniel Ponte Vieira, Layson Lima Alves Gomes, Hélcio Rodrigo Cruz Barros e Gabriel Eduardo Porfírio da Silva.
No Núcleo de Timon, participaram da reunião os defensores Creuza Maria Lopes, Eloísa Mara Moura Bringel, Frank Lúcio Dantas Noronha, Maria Jeanete Fortes Silva, Ricardo Luís de Almeida Teixeira e Cícero Sampaio de Lacerda. Os defensores demonstraram preocupação com a instalação de novas varas na comarca de Timon. Eloísa Mara Moura Bringel, Frank Lúcio Dantas Noronha e Ricardo Luís de Almeida Teixeira solicitaram apoio no acompanhamento das demandas cíveis que estão sendo encaminhadas à DPE com a desativação da assistência judiciária local. Creuza Maria Lopes, Maria Jeanete Fortes Silva e Cícero Sampaio de Lacerda pediram colaboração nos júris que serão realizados no final do mês e que serão simultâneos. Após avaliação feita pelos gestores, foi autorizada a realização de reparos na eliminação de pontos de infiltração e posterior pintura das paredes.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.