SÃO LUÍS - A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), inicia, nesta segunda-feira (12), o monitoramento vacinal de crianças entre seis meses a menores de cinco anos. A ação é voltada às crianças que não foram vacinadas em campanhas anteriores e tem, ainda, objetivo de atualizar a carteira de vacinação. O trabalho é parte do programa Monitoramento Rápido de Cobertura Vacinal (MRC), promovido pela Secretaria, e se estende até dia 21.
“As equipes estarão nas unidades de saúde e, também, visitarão as residências para avaliar a situação da criança. Esperamos alcançar as que não estão com a carteira completa”, destacou o secretário de Saúde, Santiago Servin.
Os pais ou responsáveis devem ter em mãos a caderneta de vacinação ou documento que ateste a imunização da criança. Ainda que o responsável não esteja em casa, deve disponibilizar a carteira de vacinação da criança para que as equipes possam realizar o atendimento. “É importante que pais e mães estejam atentos à visita das equipes”, destacou a coordenadora de Imunização da Semus, Rita de Cássia.
Agentes de saúde e equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), além do reforço das 67 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal darão suporte à ação. O monitoramento é nacional e não há meta estipulada pelo Ministério da Saúde. A orientação é que seja realizado o monitoramento a partir do índice de 2% do total de crianças na faixa etária da campanha. “Será mais uma oportunidade para que as crianças sejam vacinadas”, disse Rita de Cássia.
Amostragem
As áreas a serem atendidas foram feitas por amostragem e definidas em sorteio entre os sete distritos da capital, conforme determinação do Ministério da Saúde. O primeiro distrito a ser atendido será o Centro. As equipes vão realizar pesquisa, aplicando um questionário, e na aplicação das vacinas necessárias. O trabalho será feito de casa em casa.
Os próximos distritos a serem atendidos são: Itaqui-Bacanga (13), Coroadinho e Bequimão (14), Cohab (19), Tirirical (20) e Vila Esperança (21). Em São Luís, a população, nesta faixa de idade, soma 80.816 mil crianças. Para a amostragem da ação, será considerado o total de 1.700 crianças. “O objetivo é atualizar e regularizar a situação vacinal da criança”, ressaltou a coordenadora da Semus.
Campanha
São Luís participou da Campanha Nacional de Multivacinação, que integra o Programa Nacional de Imunizações (PNI), em agosto. Na ocasião, foram disponibilizadas vacinas contra tríplice bacteriana (difteria, tétano e coqueluche) e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), além da poliomielite.
A novidade foi a introdução da vacina contra pólio injetável, com vírus inativado, já usada em outros países que erradicaram a doença. A nova vacina foi aplicada em crianças que estão iniciando o calendário básico de vacinação. O objetivo da campanha foi diminuir o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis por meio das vacinas e reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.
Locais do monitoramento
Nº DISTRITO CENTRO
01 C.S da Liberdade (Est.)
02 H. U. Materno Infantil (Est.)
03 M. Benedito Leite (Est.)
05 Centro de Saúde Paulo Ramos (Est.)
06 Amb. Madre Tereza de Calcutá (Filan.)
08 C.S Bezerra de Menezes
09 Hospital Carlos Macieira (Ipem)
10 Ipam
12 PSF do São Francisco
Nº DISTRITO ITAQUI-BACANGA
01 C.S. Vila Bacanga (Embrião)
02 U. M. Itaquí Bacanga
03 C. S. Clodomir P. Costa
04 C.Com. Dom Oscar Romero (Filan.)
05 M. Nossa Senhora da Penha (Filan.)
06 C. S. São Raimundo
07 C. S Yves Parga
08 C.S. Vila Nova
09 H. Aquiles Lisboa (Est.)
10 PSF. da Vila Embratel
11 PSF. da Gapara
Nº DISTRITO COROADINHO
01 C.S do João Paulo
02 C.S Bairro de Fátima
03 U.M Coroadinho
04 C.S Carlos Macieira
05 CEM Filipinho
06 Amb. Presidente Vargas (Est.)
07 PSF Dr. Antonio Guanaré
Nº DISTRITO COHAB
01 Amb. Elgita Brandão (Filan.)
02 Pronto-Socorro do Anil
03 C.S Genésio Ramos Filho (Est.)
04 C.S Cohab-Anil
05 C.S Salomão Fiquene
06 C.S Djalma Marques
07 C.S Turu (Est.)
08 M. Marly Sarney (Est.)
10 Hosp. Dr. Adelson Souza Lopes
Nº DISTRITO BEQUIMÃO
01 H. Odorico Amaral de Matos
02 C. S Genésio Rego
03 Amb. da Apae (Filan.)
04 U.M. Bequimão
05 C.S. Amar
06 C.S. do Vinhais
07 C.S. Radional
08 PSF da VL. Lobão
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.