O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta segunda-feira (5) que ainda não é o momento para o governo comemorar o sucesso na aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova foi aplicada no último fim de semana e, segundo o ministro, não houve incidentes, como denúncias de vazamentos. O Ministério da Educação promete divulgar o gabarito oficial das provas até esta quarta-feira (7).
“O meu exame continua, só termina quando todos os alunos estiverem na universidade. Tem muito chão pela frente. Nós temos que ter muita humildade, muito pé no chão e muito trabalho. Não tem nada para comemorar. A equipe tem que continuar trabalhando com muita humildade, seriedade e pé no chão,” afirmou Mercadante após participar de cerimônia no Palácio do Planalto para entrega de medalhas da Ordem do Mérito Cultural.
O ministro afirmou ainda que as informações relativas aos boatos sobre o cancelamento do Enem foram enviadas à Polícia Federal para investigação. No sábado (3), um boato sobre o cancelamento do exame se espalhou pelo Twitter.
“Precisamos de ajuste na legislação para que não haja qualquer tipo de tentativa de desestabilizar um processo que para a ampla maioria nos brasileiros é um momento decisivo. Então, nós encaminhamos todo o material para a Polícia Federal, que tem uma delegacia eletrônica especializada, a quem compete agora dar prosseguimento às investigações e aos procedimentos judiciais.”
Mercadante confirmou também que telefonou para a estudante Pâmela de Oliveira Lescano, de 17 anos, que deu à luz momentos antes de prestar a prova, no segundo dia do Enem, em Sidrolândia (MS). Ele disse que fez questão de informar à jovem que ela terá nova oportunidade de fazer a prova.
“[O parto] Foi uma emoção muito grande para a equipe que estava trabalhando e logo em seguida liguei e ela ficou emocionada quando eu disse que teria nova chance. É uma família de sem-terra. Ficaram dois anos assentados em uma cabana e hoje estão no assentamento do Eldorado”, afirmou.
Saiba Mais
- Escolas têm até esta quarta-feira para pedir reexame das médias do Enem 2012
- Colégios podem solicitar reexame de cálculo das notas
- Candidatos do Enem 2012 podem consultar desempenho nas provas no site do Inep
- Inscrições para ProUni são prorrogadas até o dia 27 de junho
- Estudantes já podem verificar a correção das redações
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.