SÃO LUÍS - Os estudantes inscritos realizam neste domingo (4) o segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos terão cinco horas e meia para resolver as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Além disso, os candidatos terão que produzir uma redação. A prova do Enem tem cinco notas diferentes, uma para cada área de conhecimento avaliada e outra para a redação.
Em todo o Maranhão, 205.705 candidatos farão os testes, que acontecem em 77 municípios maranhenses, incluindo São Luís, onde 79.030 pessoas participam do concurso. Em todo o país, 5.791.290 estudantes se inscreveram no Enem 2012. O Maranhão é o 10º Estado do Brasil em número de inscritos, 4º maior entre os Estados do Nordeste. Com mais de 900 mil candidatos, São Paulo tem o maior número de concorrentes.
As provas serão aplicadas em 183 bairros espalhados pela Região Metropolitana de São Luís, 145 pontos somente na capital. Para fazer a segurança dos locais de prova a Polícia Militar (PM) destacou 183 homens, que farão o policiamento da área. Os policiais militares farão a guarda também de 20 locais de prova em Paço do Lumiar, 16 em São José de Ribamar e dois em Raposa, somando um contingente de 270 PMs. Em todo o estado, 791 policiais militares atuarão na segurança das provas do Enem, que acontecem em 77 municípios maranhenses.
Horário de Verão
Neste domingo, os portões de acesso aos locais de prova, também, serão abertos segundo o horário de Brasília, portanto, no Maranhão, os portões serão abertos às 11h e as provas iniciadas pontualmente ao meio-dia, pois o Estado não aderiu ao Horário Brasileiro de Verão. Após o início do exame, o tempo mínimo obrigatório de permanência em sala pelo candidato é de duas horas.
Redação
Vale ressaltar que a redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas.
Saiba o que dá nota zero na redação:
- Fuga ao tema: não atender à proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;
- Folha em branco: entregar a folha de redação sem texto escrito;
- Texto insuficiente: escrever apenas ou até sete linhas;
- Cópia dos textos motivadores: não desenvolver argumentos próprios;
- Impropérios, desenhos;
- Desrespeito aos direitos humanos.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.