Enem

Mais de 79 mil candidatos iniciam hoje provas do Enem em São Luís

Primeira etapa do exame, com 90 questões, será aplicada a partir das 12h.

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 12h15

SÃO LUÍS - Mais de 79 mil estudantes de São Luís fazem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana. A partir das 12h de hoje, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com 45 questões cada uma. O exame é adotado como única forma de acesso aos cursos de graduação da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Em todo o Maranhão, 205.705 candidatos farão os testes, que acontecem em 77 municípios maranhenses, incluindo São Luís, onde 79.030 pessoas participam do concurso. Em todo o país, 5.791.290 estudantes se inscreveram no Enem 2012. O Maranhão é o 10º estado do Brasil em número de inscritos, 4º maior entre os estados do Nordeste. Com mais de 900 mil candidatos, São Paulo tem o maior número de concorrentes.

As provas serão aplicadas em 183 bairros espalhados pela Região Metropolitana de São Luís, 145 pontos somente na capital. Para fazer a segurança dos locais de prova a Polícia Militar (PM) destacou 183 homens, que farão o policiamento da área. Os policiais militares farão a guarda também de 20 locais de prova em Paço do Lumiar, 16 em São José de Ribamar e dois em Raposa, somando um contingente de 270 PMs. Em todo o estado, 791 policiais militares atuarão na segurança das provas do Enem, que acontecem em 77 municípios maranhenses.

A Universidade Federal do Maranhão e o Instituto Federal do Maranhão adotam o Enem como única forma de acesso aos seus cursos de graduação desde 2009, quando o exame passou a ser utilizado como forma de ingresso ao ensino superior. Em todo o Brasil, 42 universidades públicas e 38 institutos federais utilizam o exame como processo seletivo.

Provas - O Enem tem quatro provas objetivas, com 45 questões cada uma, e a redação. Hoje, serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. O candidato tem quatro horas e meia para responder todas as questões. Amanhã, será a vez das provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias e o tempo para conclusão da prova é de cinco horas e meia. A prova do Enem tem cinco notas diferentes, uma para cada área de conhecimento avaliada e outra para a redação.

Antes de iniciar as provas, o candidato deve verificar se o seu caderno de questões contém a quantidade de questões indicadas em seu cartão de respostas. O participante deve marcar nos cartões de resposta a opção correspondente à cor da capa do caderno de questões e transcrever, nos cartões de resposta, a frase apresentada na capa de seu caderno de questões, sob risco de eliminação do seletivo. Os rascunhos e as marcações assinaladas nos cadernos de questões não serão considerados para fins de correção.

O cartão de resposta deve ser marcado com caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, obrigatória para o exame. O uso de outra cor impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas. Só podem levar cadernos de questões alunos que saiam nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova. Os três últimos participantes presentes na sala de prova só serão liberados juntos.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação, responsável pela realização dos testes no endereço eletrônico www.inep.gov.br no dia 7 deste mês. Os participantes podem acessar os resultados individuais do Enem 2012, no dia 28 de dezembro de 2012, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha.

Eliminação - Para evitar a eliminação dos participantes e garantir a segurança das provas, o Inep determinou a distribuição de uma embalagem porta-objetos, na qual o participante deverá depositar todos os objetos que não utilizará para responder as questões das provas. Para fazer as provas, o inscrito deve usar somente a caneta esferográfica preta e transparente.

De acordo com o edital do Enem, a eliminação do participante ainda poderá ocorrer durante a realização das provas, caso o candidato faça qualquer espécie de consulta ou comunicação com outros participantes ou utilize lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros. O uso de quaisquer dispositivos eletrônicos durante as provas também está proibido e resulta na exclusão do participante.

Feriado foi de revisão para estudantes da capital

Ontem, feriado do Dia de Finados, foi de descanso para muitos, menos para os 79 mil estudantes de São Luís que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) hoje e amanhã. Eles aproveitaram o dia de ontem para revisar o conteúdo e obterem o melhor resultado possível nas provas.

Às 9h de ontem, a sala de revisão do curso pré-vestibular Evolução estava lotada e os 270 alunos presentes aproveitavam para tirar as últimas dúvidas antes da realização do exame. Desde quinta-feira, dia 1º, o cursinho realizou uma maratona de revisão. Naquele dia, os alunos assistiram a aulas de 7h às 22h e ontem a revisão foi até as 13h. "Esse é um momento em que chamamos para nós a responsabilidade pelo estudo na véspera do seletivo, pois em casa a tendência é de que o aluno busque conteúdos novos ou muito complexos, o que só atrapalha", informou o professor Marques Luís, de química.

Rafael Bottentuit, de 18 anos, vai prestar o Enem pela terceira vez. Por isso, aproveitou a sexta-feira para fazer a última revisão. "Estou estudando desde janeiro para o Enem 2012. Quero uma vaga para Medicina, um curso concorrido. Por isso estou focando nas disciplinas que têm maior nota, como a redação", afirmou. No ano passado, o candidato não conseguiu uma nota satisfatória para ingressar no curso de medicina e em 2010, quando cursava o segundo ano do ensino médio, ele fez o exame para conhecer a sistemática de avaliação.

Reforço - Quem também aproveitou o dia de ontem para reforçar os estudos foi Jéssica Freitas, de 21 anos, que foi à revisão do cursinho Palavra Exata. Ela vai fazer o exame pela quarta vez, pois ainda não conseguiu pontos suficientes para o curso de Medicina. "Este ano eu estou estudando até nove horas por dia, de acordo com a disponibilidade e o conteúdo", disse. A estudante explicou que o nervosismo é o seu maior obstáculo na hora de responder as questões. "Depois, em casa, com calma, eu consigo resolver todas as provas com facilidade", comentou.

Segundo os professores, além do nervosismo, a falta de controle do tempo para responder as provas é o que mais elimina os candidatos. Netinho Reis, professor do curso Palavra Exata, com 20 anos de experiência preparando alunos para vestibulares, disse que a pressa é o maior erro que o candidato pode cometer. "De início, o aluno deve fazer uma triagem de todas as questões e destacar aquelas que podem ser resolvidas sem dificuldades e deixar as mais complexas para o fim, como a prova de matemática", aconselhou.

O professor Valdernei Teixeira, do pré-vestibular Paralelo, aconselha o candidato a não pegar nos livros e apostilas antes da prova, para manter a calma. "Aquele conteúdo que o aluno não aprendeu até agora, não vai ser entendido na véspera do exame e ainda vai fazer com que ele fique inseguro", observou. Quanto ao tempo, ele recomenda que o candidato evite passar mais de cinco minutos tentando responder a mesma questão.

Fique atento

Horário de Verão

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos segundo o horário de Brasília, portanto, no Maranhão, os portões serão abertos às 11h e as provas iniciadas pontualmente ao meio-dia, pois o estado não aderiu ao Horário Brasileiro de Verão. Hoje, o tempo para resolução das questões será das 12h e às 16h30min e, amanhã, por causa da prova de redação, o encerramento ocorrerá às 17h30min, sempre no horário local. Após o início do exame, o tempo mínimo obrigatório de permanência em sala pelo candidato é de duas horas.

Documentos importantes

Os inscritos no Enem 2012 devem ficar atentos também à documentação necessária para a realização das provas. Para responder às questões do exame, é obrigatória a apresentação de um documento de identidade original com foto, como RG ou Carteira Nacional de Habilitação. Em caso de perda de documento de identificação, o participante deve apresentar o Boletim de Ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da data da prova. É necessário também a apresentação do cartão de confirmação da inscrição enviado pelo correio e disponibilizado na página de acompanhamento do inscrito, no site do Inep.

Mais informações:

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou um hotsite do Enem 2012 com todas as informações necessárias sobre o exame. Lá o candidato pode se informar sobre o local da prova, além de acessar a página de dúvidas frequentes, saber o que é permitido ou proibido durante a aplicação das provas, o cronograma de divulgação do gabarito e resultados individuais, além de uma série de informações importantes. Para isso basta acessar o endereço http://www.enem.inep.gov.br/ ou pedir esclarecimentos pelo telefone 0800-616161.

Atenção

A prova de redação será realizada amanhã, junto com linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. O tempo total para a prova será de cinco horas e meia. A redação deve ser um texto dissertativo-argumentativo de no máximo 30 linhas.

Saiba o que dá nota zero na redação:

- Fuga ao tema: não atender à proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;

- Folha em branco: entregar a folha de redação sem texto escrito;

- Texto insuficiente: escrever apenas ou até sete linhas;

- Cópia dos textos motivadores: não desenvolver argumentos próprios;

- Impropérios, desenhos;

- Desrespeito aos direitos humanos.

Números

79.030 mil estudantes farão as provas em São Luís

270 policiais militares farão a segurança do Enem na região metropolitana

145 locais de prova serão utilizados apenas na capital

205.705 candidatos se inscreveram para o exame no Maranhão

791 policiais militares autuarão em todo o estado

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.