SÃO PAULO - A presidente Dilma Rousseff concedeu a Medalha de Mérito Desportivo para o artista Chico Anysio, falecido em 23 de março deste ano. O título, post mortem, foi oferecido pela contribuição do humorista para o esporte brasileiro e à cultura esportiva nacional. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (1º).
O humorista morreu após uma parada cardiorrespiratória, no Rio, causada por falência múltipla dos órgãos, decorrente de choque séptico causado por infecção pulmonar. Ao longo de seus 65 anos de carreira, o cearense Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro.
Caçula de oito irmãos, Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu no dia 12 de abril de 1931, no município de Maranguape, no Ceará. A cidade constantemente era citada de forma saudosa pelo humorista – seu personagem mais popular, o Professor Raymundo, era de lá.
Aos 7 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, após a falência da empresa de ônibus da família. Morador do Catete, contrariou a vontade do pai e do irmão mais velho — botafoguenses convictos — e se tornou vascaíno. Sonhava em ser jogador de futebol. Mas a carreira esportiva logo foi esquecida, quando Chico passou em testes para ser locutor e ator da Rádio Guanabara.
Saiba Mais
- Bruno Mazzeo faz homenagem para Chico Anysio: "Faria 94 anos"
- No Facebook, Nizo Neto desabafa sobre morte de Rian
- Corpo do neto de Chico Anysio é encontrado em praia do Rio de Janeiro
- Mãe do neto de Chico Anysio afirma que polícia tem pistas do paradeiro
- Filho de Chico Anysio faz montagem da 'Escolinha'
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.