Ciência e Tecnologia

Governo promove 'Semana Nacional de Ciência e Tecnologia'

Em São Luís, o evento ocorrerá na área externa do São Luís Shopping.

Divulgação/Fapema

Atualizada em 27/03/2022 às 12h16

SÃO LUÍS - As portas para o fantástico mundo das descobertas científicas se abrem, a partir desta segunda-feira (15), com a realização de mais uma edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia e no Maranhão é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema). Paralelo ao evento acontece a 3ª Mostra Científica do Maranhão.

A solenidade de abertura da semana será, às 17h, desta segunda-feira (15), na área externa do São Luís Shopping, local onde acontece o evento até sábado (20). A abertura será presidida pela secretária Rosane Nassar Meireles Guerra e pelo diretor presidente da Fapema, Antônio Luiz Amaral Pereira. Secretários, reitores, pró-reitores, pesquisadores, estudantes e a sociedade estão convidados a participar do evento.

“Este ano, a semana vai focar na erradicação da pobreza, com o tema ‘Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza’. A intenção é suscitar o debate sobre o tema, especialmente entre os mais jovens, público alvo do evento”, destaca a secretária Rosane Guerra. Durante os seis dias será priorizada a realização de atividades que promovam o intercâmbio entre a sustentabilidade e o conhecimento científico. Com exceção da segunda-feira, dia da abertura do evento, o horário de funcionamento da SNCT será das 9h às 20h.

Atrações

A participação no evento é gratuita. Escolas da rede pública e privada estão convidadas a realizar visitas guiadas à cidade da ciência, construída em uma área de quase três mil metros quadrados. Nesse espaço crianças, adolescentes e jovens vão encontrar áreas reservados para a apreciação do planetário, mesas interativas: elas são de multi touch e será possível fazer um tour virtual por pontos históricos e turísticos de São Luís.

Outras duas novidades prometem animar o público presente: uma delas é o grafite digital, que consiste, em uma tela (2m x 1m) e uma lata de spray, que permite ao usuário fazer suas próprias pinturas com uma gama de cores, e com a possibilidade de incorporar fotos, gráficos, stencils (desenhos) e outros fundos, além de poder enviar sua obra de arte por e-mail. A outra é um aquário virtual, que promete agradar ao público participante do evento.

“Além disso, vai haver visitas guiadas, apresentação de tecnologias aeroespacial, exposições, apresentação de pôsteres e ainda, oficinas, minicursos e palestras. Temos uma programação para público de todas as idades”, ressalta o presidente da Fapema, Antônio Luiz.

Atividades

Existe uma grande expectativa em relação aos projetos que serão apresentados. Até agora estão cadastradas para a semana 938 atividades, distribuídas em 23 municípios. Um novo recorde se comparado ao número de municípios que participaram das atividades em 2011, que foram 17. Igualmente cresceu o número de parceiros no evento.

Integram a lista de parceiros do governo na realização do evento instituições como Ufma, Uema, Ifma, Sebrae, Instituto Florence de Ensino Superior, Ceuma, Pitagoras, Faculdade São Luís, Sebrae, Senai, Senac, Vale, CLA , Eletronorte, Cruz Vermelha e Secretarias de Estado, entre elas Segurança, Igualdade Racial, Meio Ambiente, Cultura, Trabalho e Educação.

Interação

No calendário maranhense, a Semana de Ciência e Tecnologia é um dos eventos mais aguardados do setor, pois oferece a oportunidade de interação dos jovens com experimentos tecnológicos. “Deixar nossos estudantes a vontade com esses conhecimentos científicos é muito bom pra gente, até como forma de mostrar que a ciência é além da sala de aula”, afirma Maria Deusa Santos, diretora de escola pública.

Outro motivo é a possibilidade que inventores têm para apresentar seus protótipos e estudos, que tem como objetivo popularizar a ciência. Um deles é o que será apresentado pela graduanda em ciências da computação, Dayse Caldas. Ela vai apresentar durante o evento uma “Ferramenta Scorm dinâmica para auxiliar o ensino de libras”. Na prática, esse modelo tem como objetivo incorporar e descrever a linguagem de sinais através de um glossário, de maneira mais universal.

A universitária explica que o modelo pode servir para empresas orientarem seus funcionários a respeito da linguagem. “Durante a semana vou apresentar pelo menos 70 sinais através do moodle. E esses sinais têm como característica principal o fato de ser voltado para palavras que são exclusivamente maranhenses. Mas o modelo pode ser adaptado, já que cria um glossário de libras, com descrição por vídeo", explica.

Palestras também vão contribuir para a aproximação do público com os inventos científicos. O universitário Vinicius Monteiro, do curso de Engenharia Mecânica da Uema, vai apresentar na SNCT o mapeamento de ruído feito em trechos de ruas e avenidas de São Luís. Esse levantamento foi feito através de um equipamento chamado de "Bruquiger" que capta o nível de ruído por ondas de frequência sonora.

Durante a palestra, Vinicius pretende mostrar a máquina, explicar seu funcionamento e apresentar os resultados colhidos. "Constatamos que os níveis de ruídos nos locais avaliados são altos. Nossa intenção é conscientizar os jovens e também os poderes públicos sobre os perigos para a saúde humana", revela.

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia pretende incentivar descobertas que sejam importantes para o desenvolvimento do país em diversos níveis de conhecimento. No ano passado, a SNCT foi considerada um sucesso no Maranhão, quando apresentou 1.112 eventos, ficando atrás apenas do estado de Pernambuco em todo o nordeste.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.