ADIADA

Governadores não fecham consenso sobre Reforma Tributária

Além disso, adiaram para semana que vem o posicionamento que fariam sobre o projeto de lei entregue pelo governo ao Congresso.

O Globo

Governador Carlos Massa Ratinho Junior
Governador Carlos Massa Ratinho Junior (Reprodução)

BRASIL - Os governadores de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Paraná, não conseguiram chegar a um consenso sobre a Reforma Tributária. Além disso, adiaram para semana que vem o posicionamento que fariam sobre o projeto de lei entregue pelo governo ao Congresso na última quinta-feira.

O tamanho do fundo de compensação, a composição orçamentária do Comitê Gestor, a desoneração e a distribuição dos recursos do IBS, o ressarcimento de créditos acumulados, o creditamento prévio e a participação do contribuinte nas câmaras de definição de contencioso, a execução do programa de cashback, o sublimite estadual relativo ao Simples Nacional e a transição foram alguns dos temas discutidos na reunião realizada virtualmente entre os governadores do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) na manhã desta terça-feira (30).

Diante dos impasses, ficou decidido que os governadores refinariam a discussão desses temas com suas equipes econômicas, que os secretários estaduais de Fazenda vão se reunir ao longo da semana para analisar tecnicamente as propostas, antes que os governadores voltem a se reunir na próxima semana para desenhar um posicionamento conjunto. A ideia é que fechado o discurso do grupo, seja agendada uma ida à Brasília para que apresentem as suas considerações.

Além do projeto já apresentado, os governadores acompanham de perto a segunda proposta de regulamentação deve tramitar no Congresso tratando da atuação do Comitê Gestor do IBS e da distribuição das receitas entre os entes federativos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.