SÃO LUÍS - Terminadas as eleições municipais, o comandante do 24° Batalhão de Caçadores (24° BC), tenente-coronel Flávio Botelho Peregrino, avaliou como positiva a participação das tropas federais durante o pleito eleitoral deste ano nos 32 municípios maranhenses que receberam o reforço na segurança. Apenas algumas ocorrências relacionadas com crimes eleitorais foram registradas nos municípios de Paço do Lumiar, Grajaú e Itaipava do Grajaú e imediatamente solucionadas. O Exército deve permanecer por mais alguns dias em algumas cidades do interior do Estado para garantir a ordem e evitar possíveis confrontos entre grupos políticos rivais.
Segundo o comandante do 24° BC, a presença dos soldados em municípios maranhenses foi importante, pois contribuiu para a segurança dos eleitores durante o voto. Ele ressaltou, ainda, que o sucesso das operações foi alcançado graças à plena integração entre as tropas federais, as forças estaduais de segurança pública e outros órgãos.
“Os mecanismos de participação do cidadão também foram bastante empregados, como o disque-denúncia, a Ouvidoria do TRE e o Disque 190, que nos davam informações para que nós pudéssemos rapidamente tomar alguma medida”, afirmou Flávio Peregrino.
Reforço
O envio de tropas federais foi solicitado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para garantir a normalidade no dia da votação em municípios que já registraram tumultos em pleitos anteriores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.