SÃO LUÍS - Segue em queda o número de casos de dengue em São Luís. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), os resultados são positivos em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica e Sanitária do Município, até a semana 39 (período de 1° de janeiro a 29 de setembro) de 2012, houve redução de 80,2% no número de casos da doença. Foram registrados 1.017 casos de dengue em São Luís, contra 5.123 casos no mesmo período de 2011.
“Combater a dengue precisa ser uma prática de todos os dias. Estamos unidos para levar informação a todos e é muito importante que a população coloque em prática tudo o que já aprendeu sobre os cuidados para se prevenir”, afirma o secretário de Saúde do Município, Santiago Servin.
O bairro com maior número de casos registrados é o São Francisco, com 102. E o Bequimão é o distrito onde a dengue mais atingiu a população, com 269 casos registrados.
Ações
O trabalho da Semus desde o início deste ano está focado justamente na disseminação da informação preventiva. “Realizamos encontros nas associações de moradores e entidades afins para que cada morador tome parte e assuma junto conosco a responsabilidade na prevenção da dengue”, destacou o superintendente de Educação em Saúde da Semus, Marcos Pacheco.
Medidas de prevenção:
- Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;
- Tirar água dos vasos de plantas;
- Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;
- Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.
- Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d'água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;
- Escovar bem as bordas dos recipientes: (caixas d'água, tanques, tonéis, vasilha de água e de comida para animais, vasos de plantas,) e mantê-los sempre limpos.
- Esfregar mais a parte onde não tem água, pois o mosquito põe o ovo nessa área. Caso seja colocada a água para completar o reservatório sem a devida limpeza, aquele ovo vira larva e em sete a oito dias nascerá de cada ovo um novo mosquito.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.