SÃO LUÍS - A TV Mirante realiza, ao vivo, em seu estúdio, nesta quinta-feira (4), às 23h, o debate com os candidatos à prefeitura de São Luís.
Dos oitos concorrentes, apenas Marcos Silva (PSTU) e Ednaldo Neves (PRTB) não participarão da programação, pois seus partidos não possuem representatividade na Câmara Federal. Os demais candidatos Washington Luiz (PT), João Castelo (PSDB), Edivaldo Holanda Jr (PTC), Eliziane Gama (PPS), Tadeu Palácio (PP) e Haroldo Sabóia (PSOL) garantiram presença. O mediador será o jornalista Tonico Ferreira, da Rede Globo de Televisão.
Dinâmica
Foram escolhidos 15 temas de discussão, mas três serão excluídos por meio de sorteio. São eles: orçamento municipal, saúde, creche, educação, mobilidade urbana (transporte, trânsito e pavimentação), cultura, segurança pública (inclui iluminação), lixo, saneamento básico, esporte e lazer, plano diretor (inclui ordem urbana), turismo, emprego, meio ambiente e habitação.
O debate terá quatro blocos de discussão e um quinto para as considerações finais. No primeiro e no terceiro bloco, os candidatos falarão sobre temas que serão sorteados na hora. No segundo e último bloco, cada candidato escolherá o tema a ser debatido. Cada pergunta terá que ser formulada em 30 segundos e o candidato questionado terá que responder em um minuto e meio. As réplicas e tréplicas terão o tempo de apenas um minuto.
A ordem das perguntas será com as regras elaboradas pelo matemático Oswald de Souza, para que todos os candidatos perguntem e respondam ao menos uma vez por bloco. No início de cada bloco, será feito um sorteio para determinar qual candidato fará a primeira pergunta.
O candidato que não comparecer ao local do debate até 30 minutos antes de seu início será considerado ausente. O lugar reservado ao candidato ausente ficará vazio, com o nome do candidato, e será focalizado de tempos em tempos pela câmera, quando o mediador informará que o candidato, convidado, recusou o convite.
O candidato sorteado para iniciar o bloco fará a pergunta a candidato de sua livre escolha. Já o candidato que respondeu faz a próxima pergunta a qualquer debatedor que ainda não perguntou nem respondeu, e assim por diante. Sempre quem responde faz a próxima pergunta a um candidato que ainda não falou.
As imagens do debate não poderão ser usadas pelos candidatos na propaganda eleitoral gratuita, nem reproduzidos nos sites oficiais das candidaturas na internet. Durante o debate, o candidato também não poderá entrar no estúdio portando qualquer tipo de smartphone ou tablet.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.