Maranhão

Queimadas deixam quatro municípios sem energia elétrica

A interrupção atingiu os municípios Monção, Igarapé do Meio, Vitoria do Mearim e Santa Inês.

Imirante*

Atualizada em 27/03/2022 às 12h16

SÃO LUÍS - Queimadas provocadas por terceiros nas proximidades do município de Vitoria do Mearim deixaram mais de 60 mil pessoas sem energia no final da tarde desta quarta feira, dia 26. A interrupção no fornecimento de energia provocada pela queimada clandestina atingiu os municípios Monção, Igarapé do Meio, Vitoria do Mearim e Santa Inês entre 17h44 e 19h38.

Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), este ano o Maranhão lidera ranking de queimadas com mais de nove mil focos de incêndio registrados entre janeiro e agosto. No Estado, as cidades de Mirador e Grajaú aparecem entre as cidades com mais queimadas, com respectivamente 1.152 e 841 focos registrados perdendo apenas para Corumbá (MS), que registrou 2.183 focos. Um dado preocupante é que 80% focos de queimada em Grajaú foram registrados apenas no mês de agosto.

Informações da coordenação do Programa de Prevenção de Incêndios do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) este ano a situação das queimadas no Estado se agravou. Em relação ao ano passado, houve um aumento de mais de 300% no número dos focos de incêndio. Sendo que o mês de setembro é considerado o mais crítico, o que pode piorar este quadro.

Para evitar evitar problemas com as queimadas: não jogue pontas de cigarro acesas às margens de rodovias ou próximo a qualquer tipo de vegetação; caso resolva acampar, apague com água as cinzas da fogueira para evitar que o vento leve as brasas para a mata; Não solte balões com fogo; evite acender fogueiras na época da estiagem (maio a outubro); não coloque fogo em terrenos baldios ou lixões

* Com informações da Cemar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.