400 anos

Livros apresentam São Luís sob diferentes pontos de vista

Uema lança, nesta terça-feira, às 19h, na AML, a coleção São Luís 400 anos.

Carla Melo/Alternativo/O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h17

A fim de presentear a cidade pelos seus 400 anos, celebrados no dia 8 deste mês, a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) preparou a coleção São Luís 400 anos. São 11 livros cujos temas gravitam em torno da cultura, culinária, arquitetura e urbanismo, história, educação, entre outros. A coleção será lançada terça-feira, na Academia Maranhense de Letras (AML), às 19h.

A noite de lançamento terá, além das falas das autoridades presentes à solenidade, atrações culturais como a apresentação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar e uma interpretação da atriz Leda Nascimento com base em fragmentos dos livros lançados. O curso de Música da Uema fará também a apresentação da composição Serenata Nordestina, de Antônio Rayol, e de músicas de Catulo da Paixão Cearense. Logo após haverá a sessão de autógrafos e, para finalizar a noite ao som da boa música, uma apresentação de Sérgio Habibe.

Os livros que compõem a coleção foram selecionados por meio de um edital lançado pela Uema ano passado. Oito dos 11 livros lançados têm caráter acadêmico e são assinados por professores pesquisadores da instituição. Os demais são de autoria de estudantes e pessoas da comunidade ludovicense, mas que tratam da cidade.

De acordo com o chefe da Divisão de Editoração da Editora da Universidade Estadual do Maranhão (Eduema), o professor Iran de Jesus Rodrigues dos Passos, a coleção foi pensada como forma de comemorar o quarto centenário de São Luís bem como destacar o fato de a cidade ser o lugar em que ocorrem constantes transformações. "A Coleção, além de constituir-se em uma homenagem que a Uema faz à capital maranhense em seus quatro séculos de existência, objetiva contribuir, significativamente, para o desenvolvimento científico e cultural do estado, em qualquer área do conhecimento", diz o professor.

Títulos

Integram a coleção os títulos: São Luís por um triz: escritos urbanos e regionais, de Frederico Lago Burnett; Uma estratégia de desenvolvimento para São Luís, de Gustavo Marques; O projeto educativo das capuchinhas: o Franciscanismo na História da Educação, em São Luís-MA, desde 1913, de Maria Goretti de Carvalho; São Luís do Maranhão: novos olhares sobre a cidade, de Elizabeth Abrantes e Sandra Santos; Urbanização da Ilha de São Luís e seus impactos ambientais nos recursos hídricos: análise no Período de 1970 a 2010, de Lúcio de Macedo; Aspectos urbanos de São Luís: uma abordagem multidisciplinar, de José Bello Salgado Neto e Grete Pflueger; São Luís em festa: o bumba meu boi e a construção da identidade cultural do Maranhão, de Helidacy Corrêa; Resgate histórico da ação e dos resultados e extensão rural oficial do Maranhão, de José Peregrino Dias; A história capturada: São Luís pelas lentes de Gaudêncio Cunha (1895-1908), José Oliveira da Silva Filho; Recomeço de uma história: percurso histórico e a recriação da Biblioteca Pública do Maranhão na primeira república, de Diana Silva e César Castro; A cultura maranhense e sua culinária típica, de Dalcilene Marques e Márcia Padilha.

De acordo com o reitor José Augusto Oliveira, a coleção São Luís 400 anos traz uma importante discussão sobre os problemas da capital maranhense. "Ao utilizar formas inovadoras de participação e de integração, como o fomento à leitura e ao interesse pela história de nossa cidade, a Uema contribui para elevar a sua credibilidade como instituição de saber e cultura", destaca o reitor.

Serviço

• O quê

Lançamento da coleção São Luís 400 anos

• Quando

Terça-feira, às 19h

• Onde

Academia Maranhense de Letras (Rua da Paz, Centro)

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.