SÃO LUÍS - A Unidade Regional de Educação (URE) de Açailândia realiza, nesta quarta-feira (22), o 1º Simulado Regional do Exame Nacional do Ensino Médio 2009 (Enem). A ação é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Empresa Vale, por intermédio do Programa de Gestão Educacional (PGE).
O simulado será aplicado para 6.303 alunos do 3º ano do Ensino Médio, dos oito municípios jurisdicionados pela Unidade Regional. A avaliação será constituída por 46 questões, envolvendo as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia e Inglês, além de uma proposta de dissertação.
De acordo com a gestora de Educação da URE de Açailândia, Maisa Oliveira, os resultados do simulado possibilitarão, na prática, a tomada sistemática de decisões com base em fatos e dados censitários.
"Essas informações serão analisadas, discutidas, para uma melhor compreensão do seu real significado, a fim de subsidiar a elaboração de novas ações consistentes de melhoramento, qualificando essas novas decisões, permitindo monitorar e melhorar a gestão nas turmas avaliadas", explicou a gestora.
Segundo ela, as escolas da URE de Açailândia têm participado efetivamente do PGE, implantado através da parceria realizada entre a Seduc e a Vale. "Várias ações vêm contribuindo para a melhoria dos trabalhos educacionais, considerando que o Programa articula a teoria e a prática, a cada jornada de 16 horas de estudos mensais, que acontecem desde sua apresentação em dezembro de 2011", ressaltou Maisa.
Desenvolvido por meio da consultoria Projecta Educacional, o PGE é um modelo gerencial que orquestra esforços de todos os que trabalham ou estudam em um sistema público de ensino, visando o alto desempenho dos alunos. O programa reúne gestores, supervisores, professores e profissionais de apoio das escolas, com objetivo de fortalecer a aprendizagem dos alunos, por meio dos diversos segmentos escolares.
As informações são da Secom do Estado.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.