400 anos

Governadora lança programação comemorativa para os 400 anos de São Luís

Roberto Carlos, Gilberto Gil, OSB, Ivete Sangalo, Rita Ribeiro, Zezé de Camargo e Luciano, Alcione e Zeca Pagodinho.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h18

SÃO LUÍS - A governadora Roseana Sarney, lançou na manhã desta sexta-feira (17), no auditório do Palácio dos Leões, a programação oficial que o Governo do Estado preparou para comemorar o quarto centenário da capital maranhense. A programação visa oferecer aos ludovicenses e visitantes, a partir do mês de setembro, até dezembro deste ano, vasto roteiro de apresentações culturais além da entrega de obras estruturantes para a cidade.

A solenidade de lançamento contou com a presença dos secretários de Estado Luís Fernando Silva (Chefe da Casa Civil); Max Barros (Infraestrutura); Olga Simão (Cultura); Jura Filho (Turismo); Pedro Fernandes (Cidades e Desenvolvimento Urbano); Joaquim Haickel (Esporte e Lazer); Sérgio Macedo (Comunicação Social); além de representantes das instituições e empresas parceiras, e do ministro do Turismo, Gastão Vieira.

Durante a solenidade, a governadora destacou que a programação não visa apenas festejar uma data, mas a série de inaugurações que o governo estadual deve realizar até o fim do ano, e que preparam São Luís para mais 400 anos de história. “É uma honra muito grande está no governo e preparar as comemorações pelos 400 anos de São Luís. É uma coisa muito sentimental também, porque eu nasci aqui, me criei em São Luís e aqui estudei. Mas o melhor ainda, além de promover os shows e as festas, é entregar à população do nosso estado e da nossa capital, obras importantes que vão melhorar a vida do nosso povo”, declarou a governadora, que adiantou em coletiva de imprensa, que possivelmente o ex-presidente Lula participe das comemorações, e que a presidenta Dilma Rousseff está analisando a possibilidade de visitar a cidade para prestigiar as festas.

Programação Cultural

O roteiro de festas em comemoração ao aniversário de São Luís movimentará as noites de sábado no mês de setembro. Com o slogan “Shows para entrar para a história – festa como essa só daqui a 400 anos”, a programação comemorativa vai contar com os shows de nomes como Gilberto Gil e Tribo de Jah (dia 1º), Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), com show de abertura de Papete (dia 6), Ivete Sangalo (dia 15), Rita Ribeiro e Zezé de Camargo e Luciano (dia 22), Alcione e Zeca Pagodinho (dia 29). Todos esses artistas se apresentarão em espaço especial montado na Lagoa da Jansen.

Além da programação com artistas de renome nacional, a governadora frisou que o roteiro cultural não esqueceu dos artistas locais: toda semana, de outubro à dezembro, artistas maranhenses se apresentarão em palcos montados no Centro Histórico de São Luís. “No primeiro momento, no mês de setembro, nós teremos os shows de artistas de renome nacional, ancorados por artistas locais. Já a partir de outubro até dezembro, todas as semanas, nós vamos fazer na Praia Grande shows com os nossos artistas”, frisou.

Compõem ainda o programa cultural, a 7ª Semana Maranhense de Dança, com a apresentação do Balé Bolshoi (Rússia), que tem como integrante a bailarina maranhense, Bruna Gaglianone; o Prêmio Literário IV Centenário de São Luís; a Virada Gospel, entre outras atrações.

Inaugurações

São Luís também ganhará de presente obras estruturantes que melhorarão a vida de seus moradores.

Em setembro será entregue a primeira etapa da Via Expressa, trecho que vai do Jaracati ao Cohafuma, interligado à Avenida Jerônimo de Albuquerque (obra com recursos provenientes exclusivamente do tesouro estadual). Também será reinaugurada a Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), cujo prédio passou por reforma completa, ganhando instalações modernas, totalmente climatizadas, com acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, e com acervo atualizado e ampliado.

Também será entregue o Estádio Castelão, que passou por recuperação de toda parte estrutural e elétrica. A reforma incluiu recuperação das vias de acesso, instalação de catracas eletrônicas e de câmeras de circuito fechado de TV, adaptação para pessoas portadoras de necessidades especiais, e moderno sistema de iluminação. A partida de reinauguração do estádio contará com jogo do Sampaio Correa. A governadora assinalou ainda que o Governo do Estado está negociando para novembro, partida com a Seleção Brasileira de Futebol.

Também será iniciada a instalação do Sistema de Videomonitoramento na Região Metropolitana, que fará a vigilância 24 horas/dia por meio de câmeras dispostas em pontos estratégicos e movimentados da cidade. O trabalho será iniciado na área da Lagoa da Jansen, espaço onde acontecerão os principais shows da comemoração.

A programação de aniversário inclui ainda a entrega da Avenida Quarto Centenário para o mês de dezembro. A via margeia toda a área de intervenção do PAC Rio Anil (Camboa-Alemanha), com 3,8 km de extensão.

Outras obras

Obras como a urbanização do espigão costeiro, a revitalização da Lagoa da Jansen e a recuperação dos Vivas espalhados pelos bairros da capital, também integram o conjunto de obras em torno das comemorações.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, garantiu que a cidade contará com todo o apoio do Governo Federal para a festa, e que participará da festa. “Estou aqui oficialmente representando o Governo Federal, e como maranhense eu tenho a participação ativa e cativa nestas comemorações”, o ministro apontou ainda, que, por intermédio do ministério, foi liberada uma emenda da bancada maranhense no valor de R$ 33 milhões, que será utilizado na duplicação da Avenida dos Portugueses, e que a pasta apoiará o projeto do governo estadual para melhorar a questão da balneabilidade das praias.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.