SÃO LUÍS - O Maranhão tem presença confirmada no V Congresso da Associação Interamericana de Defensorias Públicas (Aidef), que se realizará, de quarta (15) a sexta-feira (17), Fortaleza, com a participação de cerca de 800 defensores.
A delegação maranhense é composta por 16 membros da Defensoria Pública do Estado (DPE/MA), dentre eles, o defensor geral da Instituição, Aldy Mello de Araújo Filho, e a subdefensora geral, Mariana Albano de Almeida. O grupo é integrado ainda pela ouvidora geral, Mari-Silva e três servidoras da Defensoria, com atuações no Núcleo Psicossocial e na Assessoria de Comunicação.
Em Fortaleza, os congressistas maranhenses participarão da cerimônia de abertura do evento, que contará com a presença do ex-secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA) e embaixador brasileiro, João Clemente Baena Soares.
Ao todo, serão apresentados oito painéis e conferências com 20 expositores brasileiros e estrangeiros, entre palestrantes, painelistas e debatedores, especialistas renomados internacionalmente, que promoverão um debate aprofundado sobre os mecanismos para a efetivação dos direitos humanos.
Além disso, será realizada a posse do novo Comitê Executivo da Aidef, a entrega do Colar do Mérito da Anadep, a definição do tema da próxima Campanha Nacional das Associações e das Defensorias Públicas de todo o Brasil, bem como serão feitos lançamentos de livros de defensores públicos brasileiros e promovidas reuniões temáticas do Condege e da Anadep.
Para finalizar o evento, o ministro da Corte Suprema de Justiça da Nação Argentina, Raul Eugênio Zaffaroni, fará uma conferência, às 18h, do dia 17 de agosto, com o tema: A Dogmática Penal e as Garantias em Perspectiva.
As informações são da Secom do Estado.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.