Ribamar

Ribamar ganha fábrica de beneficiamento de polpa de frutas

A unidade dispõe de equipamentos modernos e irá estimular o aumento da produção e renda.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h19

RIBAMAR - Em solenidade realizada nesta última sexta-feira (27), os moradores do municípiode São José de Ribamar receberam mais um importante benefício. Trata-se daFábrica de Beneficiamento de Polpa de Frutas, localizada no pólo agrícola de Itapari.

Fruto de umaparceria entre a Prefeitura ribamarense e o Governo do Estado, a Fábrica dispõede equipamentos modernos que serão utilizados pelos produtores rurais noprocesso de beneficiação e higienização dos alimentos, agregando-lhes valor etornando-os mais atrativos ao mercado consumidor.

A cerimônia deinauguração contou com as presenças do ex-prefeito e atual secretário chefe daCasa Civil, Luis Fernando Silva; do secretário de Estado de DesenvolvimentoSocial e Agricultura Familiar (Sedes), Fernando Fialho; do secretário municipalde Administração, Planejamento e Finanças de São José de Ribamar, RodrigoValente; e de demais autoridades estaduais e locais. Junto às liderançascomunitárias e aos moradores da região, os secretários abriram as portas dafábrica.

“São José deRibamar é o exemplo que quero levar para todo o Maranhão. O comprometimento éuma marca de governo desse município que vem desenvolvendo inúmeros projetos nosentido de dar oportunidade ao crescimento da agricultura familiar,incentivando a produção de alimentos dos pequenos produtores”, afirmou FernandoFialho.

Em visita aomunicípio em maio deste ano, Fernando Fialho já havia demonstrado a intenção delevar a experiência exitosa de São José de Ribamar para as cidades do interior.

O presidente daAssociação de Pequenos Produtores Rurais do Itapari e Panaquatira, José RibamarCaldas Silva, e o presidente da associação do pólo agrícola de Bom Jardim,Josemar Souza, agradeceram em nome de toda a comunidade. “Graças às ações deincentivo da Prefeitura, temos a oportunidade de melhorar nossa qualidade devida com o aumento da produção e renda dos agricultores”, completaram.

“Do Governo doEstado pode-se ver que a administração municipal não parou em nenhum momento e vemrealizando diversos programas e projetos de estímulo aos agricultores epescadores. Somado a uma gestão competente, isso faz de São José de Ribamarreferência nacional no que diz respeito às políticas de incentivo á agriculturafamiliar”, afirmou Luis Fernando.

Entre osprincipais programas e projetos de estímulo à produção da agricultura familiare da pesca, implantados pela Prefeitura, destacam-se: municipalização daassistência técnica agronômica e veterinária; capacitação de agricultoresfamiliares e pescadores; facilitação do acesso ao crédito (os técnicos daSecretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento elaboramgratuitamente os projetos de financiamento para os agricultores familiares epescadores); infra-estrutura viária, de energia e de irrigação; distribuição desementes; apoio à comercialização e aquisição direta, pela Prefeitura, deprodutos para a merenda escolar e assistência social; dentre outros.

As informações são da Secom de Ribamar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.