SÃO LUÍS – Nesta sexta-feira (20), a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis), em parceria com o Sindicato dos Revendedores de Combustíveis (Sindcomb) do Maranhão, realiza, no hotel Brisamar – Ponta d’Areia –, em São Luís, o workshop "Os desafios e as oportunidades na revenda de combustíveis". A programação é voltada aos revendedores de combustíveis, tem início às 10h e conta com a participação de especialistas da área e, ainda, do diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o maranhense Allan Kardek Duailibe Barros Filho.
Também estará presente no evento o gerente de Relações Públicas da Fecombustíveis, Celso Guilherme Figueiredo Borges. Ele falou, em entrevista ao Imirante na manhã desta quinta-feira (19), sobre as expectativas para o workshop. "Nós teremos um encontro com os empresários do setor de combustíveis no Estado do Maranhão e nós estamos trabalhando com uma pauta de dois assuntos primordiais. Primeiro a gestão, relacionamento com o cliente, como melhorar, cada vez mais, essa relação. Outro assunto importante, é o novo diesel, que entrou em vigor neste ano e, ano que vem, temos uma nova composição desse diesel, então, é um assunto, ainda, polêmico, que interessa, diretamente ao consumidor", disse.
Novo diesel
A ação tem como objetivo, também, divulgar informações sobre o novo diesel, o S-50, que começou a ser vendido em 1º de janeiro deste ano. "Nós temos uma emissão menor de poluentes. É um dos ‘dieseis’ menos poluentes do mundo e que vai circular no Brasil a partir de 2013 (o S-10). Esse diesel já circula em alguns países da Europa, mas é tecnologia Petrobras, petróleo brasileiro. O maior benefício é a qualidade do ar e qualidade de vida", esclarece Celso Borges.
Menos poluente, o combustível encontra resistência porque a oferta é pequena e porque os motoristas acham caro. "A produção do motor que só roda com o diesel S-50 começou em 1º de janeiro deste ano. Algumas concessionárias, ainda, têm caminhões do ano passado em suas lojas. A partir do momento em que a frota começa a renovar, o aumento do consumo é consequência natural", afirma.
Orientações
Segundo o gerente de Relações Públicas da Fecombustíveis, o objetivo do encontro é, também, manter o processo permanente de orientação dos revendedores quanto à qualidade dos combustíveis e fiscalizações. "A fiscalização é inerente. A agência reguladora pode, a qualquer momento, fazer uma operação ou visitar os postos. Nós temos que orientar nossos empresários para que sempre estejam preparados para as fiscalizações, com toda a documentação em dia, com as informações que as normas exigem. Então, esse é um processo constante de orientação", disse.
A ANP, por exemplo, recomenda que o consumidor, ao abastecer seu veículo, solicite a nota fiscal com o número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) do estabelecimento. A agência disponibiliza, em sua página eletrônica na internet, o sistema "Consulta Posto Web", onde o consumidor pode consultar a situação e os dados cadastrais do posto revendedor de combustíveis automotivos.
Denúncias ou reclamações quanto à qualidade dos combustíveis podem ser feitas pelo site da ANP ou, ainda, pelo telefone 0800-970-0267.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.