SÃO LUÍS - O Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC), do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), concluiu no dia 4 de julho, na Escola de Governo, em São Luís, a terceira etapa da 3ª edição do Curso de Regularização Ambiental de Propriedades Rurais (PNC Rural) III ministrado no Maranhão.
O curso PNC Rural é promovido pelo Departamento de Coordenação do Sisnama (DSIS/MMA), no âmbito do Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais (PNC). É resultado de uma ação conjunta entre o DSIS e vários departamentos do Ministério do Meio Ambiente como Departamento de Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS/ SEDR); Departamento de Recursos Hídricos (DRH/SRHU); Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF) e o Departamento de Proteção e Combate ao Desmatamento da Amazônia (DPCD/SECEX).
No Maranhão o Curso de Regularização Ambiental de Propriedades Rurais (PNC Rural) III teve duração de dois meses, somou 104 horas de capacitação nas modalidades à distância (on line) e presencial e capacitou 50 gestores ambientais e técnicos.
Nessa terceira etapa do treinamento, estiveram presentes gestores e técnicos dos municípios de Grajaú, Coelho Neto, Brejo, Barra do Corda, São Raimundo das Mangabeiras, Imperatriz, Caxias e Açailândia e servidores da Sema e da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp).
No módulo presencial do curso, ocorrido nos dias 3 e 4 de julho, foram abordados temas indispensáveis para a preparação dos gestores para a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), uma exigência do novo Código Florestal.
"O curso tema a finalidade capacitar a própria Sema, entidades parceiras e também alguns municípios para que possam efetivar o cadastro rural ambiental em seus municípios”, explicou Isabel Camizão, supervisora de combate e controle de desmatamento e queimadas da Sema.
Durante a capacitação os alunos reciclaram conhecimentos, trocaram informações sobre a realidade dos municípios e prepararam-se para multiplicar informações necessárias à legalização e à regularização de pendências ambientais nas propriedades rurais em suas regiões.
"Em Grajaú o maior problema é o desmatamento desordenado”, afirmou José Luís Silva, Engenheiro Florestal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Grajaú. Ele destacou a importância do treinamento.
As informações são da Secom do Estado.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.