SÃO LUÍS – A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) deu início, nessa quinta-feira (5), às ações para a instalação do sistema de videomonitoramento em vias públicas de São Luis. O sistema será instalado pela empresa Expernet Telemática Ltda., vencedora da licitação. Na primeira etapa, a SSP vai instalar 100 câmeras móveis – com tecnologia de alta definição, com excelente qualidade na captação e transmissão de áudio e vídeo para o para o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) -, que vão funcionar 24h por dia, em locais onde há grande concentração de agências bancárias – como Centro Histórico, Lagoa da Jansen, além das avenidas Litorânea, Holandeses, Colares Moreira e Marechal Castelo Branco.
Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública, Aluísio Mendes, no projeto-piloto, uma câmera foi instalada no retorno do Jaracati e conseguiu reduzir a criminalidade na área, que registra grande incidência de furtos. "O sistema potencializa a ação da polícia no sentido de evitar que os crimes aconteçam. O criminoso estará ciente de que, ao fazer algo próximo à câmera, ele será facilmente identificado, será preso antes da sua ação. Então, para se ter uma ideia, nas grandes cidades onde o sistema foi implementado, a criminalidade diminuiu em até 48%. A medida vem corroborar uma série de outros projetos que estão sendo implementados, como aumento de efetivo, melhoria das comunicações da polícia, aumento da frota, etc. Esse conjunto de ações vai, realmente, reduzir a criminalidade na nossa cidade", disse em entrevista ao Imirante nesta sexta-feira (6).
A partir de agosto, uma campanha educativa vai informar a população como o sistema funciona e como a população deve utilizar o botão – diferente de outros sistemas – para acionar o Ciops na ocorrência de crimes.
O investimento total é de R$ 19 milhões. Até o fim de 2013, o governo pretende instalar, em toda região metropolitana da capital, 300 câmeras de videomonitoramento. Até o fim de julho, a SSP deve terminar o projeto para instalação de outras 50 câmeras em Imperatriz.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.