SÃO LUÍS - O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo, esteve esta semana em Buriti Bravo para representar a governadora Roseana Sarney na inauguração do Mercado Público Municipal. Este é o primeiro mercado inaugurado de um total de 8 que estão sendo construídos por meio de uma parceria entre a Sagrima e prefeituras municipais.
Também participaram da solenidade de inauguração, o prefeito Raimundo Nonato Pereira, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, além de produtores, criadores e comerciantes da região.
Cláudio Azevedo informou que o Mercado Público de Buriti Bravo vai atender diretamente mais de 100 produtores e 50 pequenos comerciantes, entre pecuaristas, criadores de animais de pequeno porte e agricultores familiares. "O mercado possui uma área de 4622 e é composto de 15 boxes para a comercialização de carne bovina, 18 barracas para verdura, 2 banheiros e um escritório de administração", explicou ele.
Os recursos para a construção do mercado, no valor de R$ 600.000,00 foi repassado pelo tesouro estadual para a Sagrima e a prefeitura disponibilizou uma contrapartida de 18.000,00.
O município de Buriti Bravo está localizado na região dos Sertões e possui uma população de 17.014 habitantes, sendo 5.885 da zona rural. Os principais produtos cultivados no município são arroz, melancia, feijão, mandioca, milho e cana de açúcar.
O secretário da Sagrima destacou que Buriti Bravo possui o terceiro maior rebanho de bovinos dos 15 municípios que são atendidos pelo escritório regional da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), órgão vinculado à Sagrima, sediado em São João dos Patos.
A chefe do escritório regional da Aged, Valdívia Oliveira, informou que em Buriti Bravo existem 31.881 bovinos e que o município alcançou 94,64% de cobertura vacinal contra a febre aftosa na campanha realizada em novembro e dezembro do ano passado. Até o momento, cerca de 75% dos criadores de Buriti Bravo comprovaram a vacinação da campanha realizada em junho deste ano.
As informações são da Secom do Estado.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.