SÃO LUÍS - A capital maranhense ultrapassou a meta estipulada pelo Ministério da Saúde (MS) na Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, com 77.181 crianças imunizadas, o que representa 96,5% da população-alvo – crianças menores de 5 anos. A meta era de 95% de cobertura. Os números são referentes ao balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Coordenação de Imunização. A campanha prossegue até sexta-feira em todo o país. No dia 23 de agosto, as crianças devem retornar aos postos para tomar a segunda dose da gotinha.
Para a realização da campanha, iniciada no dia 16 de junho, São Luís recebeu 130 mil doses da vacina. “Para nós, é uma satisfação esse resultado positivo. Mas a nossa expectativa é chegar a 100% da população-alvo, que é de 80 mil crianças. Esperamos que, até o encerramento da campanha, a totalidade das nossas crianças esteja protegida”, afirmou o secretário de Saúde do Município, Santiago Servin.
Apesar de ter batido a meta, até amanhã, os 72 postos de saúde de São Luís continuarão em campanha de vacinação contra a poliomielite, funcionando das 8h às 17h. A Coordenação de Imunização orienta os pais a não deixarem para vacinar seus filhos na última hora.
De acordo com balanço parcial do Ministério da Saúde, foram vacinadas até agora em todo o país 12,3 milhões de crianças. O número representa 86,9% do público-alvo. O Ministério repassou 21,2 milhões de doses para a cobertura vacinal nesta etapa.
Erradicação
A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite é realizada todos os anos pelo Ministério da Saúde em parceria com os estados e municípios, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI). O PNI tem histórico de vitórias importantes no controle, prevenção, eliminação e erradicação de doenças que podem ser evitadas por vacinas. Algumas delas são a febre amarela urbana, a varíola e a poliomielite. Além disso, o Brasil está em fase de eliminação do sarampo e de extinção do tétano neonatal.
A poliomielite é uma doença infecciosa e altamente contagiosa. Ela afeta o sistema nervoso central e leva a pessoa a ter paralisia com deformidades, podendo causar a morte. A transmissão ocorre por meio das fezes de pessoas contaminadas, vias respiratórias, ou alimentos e água contaminada.
Devido às campanhas de vacinação realizadas desde a década de 80, a poliomielite foi erradicada no Brasil, no entanto ainda há registros da doença em países da África e da Ásia.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.