SÃO LUÍS – Julho, mês de férias escolares, o turismo ganha destaque. Seguindo essa premissa, o Imirante começa, nesta segunda-feira (2), uma série destacando os principais pontos turísticos maranhenses, com direito a muita informação para quem quer aproveitar este mês para conhecer mais das belezas do Estado.
E o primeiro local a ser explorado é o município de Santo Amaro, localizado no coração dos Lençóis Maranhenses à aproximadamente 243 quilômetros de São Luís. Além das lindas praias, em Santo Amaro o turista pode encontrar dunas, campos, rios, lagos e lagoas, situadas em meio à mata de restinga e manguezal.
O destino naturalmente belo, que inclui o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é ideal para os amantes da natureza e do turismo de aventura.
Criação
O município nasceu no século XVII, pelas mãos de jesuítas que estavam em fuga devido às reformas protagonizadas pelo Marquês de Pombal. O líder, um padre de nome Amaro, deu o nome ao lugar que misturou povos indígenas, mercadores de diversas partes do mundo e escravos.
No período chuvoso, de janeiro a julho, as visitas ocorrem no sentido da margem esquerda do Lago Santo Amaro e são realizadas em pequenos barcos. Nessa época, o turista pode apreciar a rica e diversificada flora e fauna aquática da região. Entre agosto e dezembro, no período seco, as áreas mais visitadas estão à margem direita do Lago Santo Amaro e os passeios são feitos por meio de carros tracionados.
Trajes
Quem está planejando aproveitar toda essa beleza natural deve esquecer qualquer roupa pesada. O visitante deve levar apenas shorts, camisetas, sandálias, capa de chuva, chapéu e trajes de banho. Roupas mais aconchegantes são aconselhadas apenas para a noite. Repelentes, óculos escuros e muito protetor solar devem ser incluídos na bagagem.
Como chegar
A partir de São Luís, pela MA 402, a Translitorânea, chega-se a Barreirinhas (principal portão de entrada do parque) em três horas de viagem. Ônibus partem diariamente do Terminal Rodoviário de São Luís. Há a opção de viajar de avião bimotor e monomotor. Partindo de São Luís, chega-se a Barreirinhas em 50 minutos, em média, nesse tipo de transporte. A vantagem é poder apreciar as belíssimas paisagens aéreas no caminho.
Quem possui veículos 4x4, deve partir de São Luís pela BR-135 até Bacabeira e, de lá, passando por Rosário, pela Rodovia MA-110 até Morros. De Morros, o motorista deve seguir pela BR-402 (Translitorânea) até o km 101 na localidade Sangue. A partir desse ponto são 40 quilômetros de aventura e adrenalina até Santo Amaro do Maranhão.
Outra possibilidade para aproveitar o destino é fechar um pacote turístico com uma agência. O agente de viagem Wenner de Sousa, da Lótus Turismo, explica que nesse período de férias o aconselhável é fechar o pacote com até uma semana de antecedência, pois a procura aumenta significativamente. “Em julho, a procura aumenta. Um pacote para Santo Amaro nesse período, por exemplo, custa R$ 560, por pessoa, para dois dias e uma noite”, informou.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.