SANTA INÊS - Para garantir a ressocialização das pessoas encarceradas e o aumento no número de vagas, a Secretaria de Estado de Justiça e de Administração Penitenciária (Sejap) inaugura, nesta terça-feira (19), às 19h, a Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) do município de Santa Inês, na Região do Vale do Pindaré. A entrega da nova UPR garantirá ao sentenciado cumprir sua pena de reclusão próximo à família. Também é uma maneira dos apenados estarem mais próximos do juiz que analisa seus processos. Como resultado desse trabalho, novas e modernas Unidades Prisionais passam a integrar o Sistema de Ressocialização do estado.
A UPR de Santa Inês possui ampla e moderna estrutura com capacidade para 100 novos sentenciados, sendo que as vagas foram asseguradas a detentos do município que estão em unidades prisionais na capital. O novo estabelecimento penal possui 10 celas, e reúne condições adequadas para abrigar os encarcerados e garante um ambiente seguro e higiênico. “Estamos trabalhando para adotar o modelo ideal, que é o de regionalização, construindo Unidades Prisionais no interior do estado para abrigar no máximo 110 pessoas”, enfatizou o secretário adjunto de Estabelecimentos Penais, João Bispo Serejo.
As novas acomodações terão área para banho de sol, quadra poliesportiva com área coberta para visitantes, setores administrativo, jurídico, de saúde e psicossocial, sala de aula, refeitório, leitos com camas e colchões, além de ventilação arejada. A construção e reforma de Unidades Prisionais em todo o estado, além da adequada infraestrutura para o funcionamento desses espaços, tem como objetivo oferecer a pessoa presa um sistema de ressocialização estruturado e equipado.
A UPR de Santa Inês possui todas as assistências estabelecidas pela Lei de Execução Penal, nº 7.210/1984 (assistência material, à saúde, jurídica, educacional, social e religiosa), para auxiliar em sua reinserção e orientar o interno ao retorno à convivência em sociedade, por meio de atendimentos médicos, psicológicos e jurídicos previstos em lei as pessoas presas e o acompanhamento diário dos internos. Assim, a Sejap oferece aos encarcerados melhores condições para a sua ressocialização pós-pena.
O secretário adjunto assegurou que, com essas obras, a Sejap vai ampliar o número de vagas e melhorar a qualidade de atendimento dentro dos estabelecimentos penais. “Nosso objetivo é que não tenhamos mais nenhum preso em delegacias no interior do estado”, assinalou.
As informações são da Secom do governo do Estado.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.