SÃO LUÍS – Começa, neste domingo (10), no recém-inaugurado "Cine Teatro Municipal" de São Luís, na Rua do Egito, a 35ª edição do Festival Guarnicê de Cinema. São, ao todo, 50 produções nacionais que concorrerão nas mostras competitivas e mais de 120 trabalhos que serão exibidos nas mostras especiais – veja outros destaques da programação do festival. O festival vai até o dia 16 de junho.
O evento é realizado pelo Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Segundo o organizador do festival, Alberto Dantas, a mudança de local – da Praia Grande para a Rua do Egito – decorreu em função das condições de projeção dos filmes. "É uma tentativa de fazer em um espaço novo, que oferece melhores condições de projeção, fundamental para que seja um bom festival", afirmou em entrevista ao Imirante na sexta-feira (8).
"Esperamos um festival ‘enxuto’, mas revigorado. Nós tínhamos muitas categorias que fragmentavam o festival. Este ano, seguindo a orientação dos próprios cineastas, nós estamos fazendo o festival com três categorias, curta, média e longa-metragem. O ‘Guarnicê’ iniciou com o longa-metragem no ano passado, com muito receio, mas foi uma experiência muito boa", disse.
O Festival Guarnicê de Cinema tem o patrocínio da Petrobras, Vale e Banco do Nordeste, promoção da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e Fundação Sousândrade, e apoio cultural da Prefeitura de São Luís.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.