Inadequado

Barreiras eletrônicas em avenidas de SL não funcionam

Situação acontece nos trechos do Anil e na Curva do 90, próximo a duas escolas com grande fluxo de carros.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h21

SÃO LUÍS - Duas barreiras eletrônicas localizadas próximas de escolas nas avenidas João Pessoa, no Anil e Jerônimo de Albuquerque, na Curva do 90, em São Luís, não estão funcionando adequadamente. Com isso, aumenta o perigo de acidentes e a imprudência de alguns motoristas de veículos prejudica a travessia de pedestres na área.

As barreiras eletrônicas foram instaladas com a finalidade de limitar a velocidade máxima de veículos em pontos críticos de vias e rodovias, de forma permanente, sem necessidade da presença do agente de trânsito. Elas são colocadas em locais onde a demanda de pedestres é frequente, como escolas, hospitais entre outros e por isso são consideradas importantes para a população. No entanto, a comunidade do Anil está sem o auxílio da barreira há mais de 30 dias e com isso os condutores, sem precisar obedecer a velocidade permitida de 40km/h, trafegam mais rápido.

Para os funcionários das instituições de ensino localizadas nas proximidades, a falta de funcionamento do equipamento só agrava a situação na região. Segundo eles, de fato é necessária a instalação de uma rede semafórica com temporizador. "A barreira eletrônica sem cumprir sua funcionalidade só piora nosso problema. Os veículos trafegam em alta velocidade e os condutores se esquecem de reduzir a velocidade para travessia de pedestres. Nossa maior necessidade é de um semáforo com temporizador", disse a secretária do Colégio Educator, Márcia Martins.

De acordo com os motoristas, mesmo com a sinalização de placas, é complicado trafegar pelo local. "O fluxo de carros é intenso, ainda mais com esses colégios aqui, por isso a barreira eletrônica não deveria passar tanto tempo sem funcionar", frisou advogado Luciano Amorim.

Problema semelhante acontece na Avenida Jerônimo de Albuquerque, na Curva do 90, próximo a outra escola. Lá a barreira eletrônica está funcionando parcialmente, pois dos três cronômetros de velocidade, um está com defeito. Conforme os funcionários de lojas automotivas que estão localizadas nas proximidades, a falha é comum e muitos acidentes já aconteceram no local.

O Estado manteve contato com a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), mas até o fechamento desta edição não recebeu resposta.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.