SÃO LUÍS - A Unidade Gestora de Projeto (UGP) da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) realizou, no auditório da sede da Companhia, a primeira reunião com os gerentes e técnicos das Gerências de Negócios da capital para falar sobre o desenvolvimento do Projeto de Engenharia e do Projeto Técnico Social do Programa de Aceleração do Crescimento em São Luís na área de saneamento.
O objetivo foi apresentar e divulgar os Projetos ao corpo técnico da empresa, visando estabelecer parcerias com as Gerências de Negócios da capital, para atender às demandas de serviços que deverão surgir com a execução dos projetos como consertos de vazamentos; falta de água; desobstrução de ramais e redes coletoras de esgotos; colocação de tampas em PVs (bueiros), dentre outros, em benefício da comunidade localizada no entorno das obras.
Pedro Afonso Costa Lima, engenheiro da equipe técnica da UGP, fez a exposição sobre as obras que compõem os Sistemas de Esgotamento Sanitário Anil, Vinhais e São Francisco, apresentando noções sobre o funcionamento desses sistemas, assim como o andamento dos trabalhos em cada um.
A assistente social Regiane Alves, da equipe social da UGP, apresentou o Projeto Social que é desenvolvido paralelamente a execução da obra. “O projeto compreende três eixos de atuação: mobilização e organização comunitária; educação comunitária e ambiental e capacitação profissional/geração de renda. A finalidade principal é envolver as comunidades diretamente atingidas em ações socioeducativas ambientais que contribuam para preservação do meio ambiente e melhoria na qualidade de vida”, destacou.
Jacira Santos, que também faz parte da equipe social da UGP, falou sobre o Projeto de Hidrometração, que consiste na instalação de 132 mil hidrômetros na cidade de São Luís, no prazo de um ano. “Já está em fase de licitação e faz parte do processo de recuperação e relocação da adutora do Italuís, obra que está incluída no PAC. A instalação de hidrômetros traz benefícios tanto para a empresa como para os usuários, pois diminui o desperdício de água e realiza o controle de perdas”, disse.
O evento contou com a participação de 25 colaboradores das Gerências de Negócios Anjo da Guarda, Vinhais, Centro, Cohab, Cidade Operária.
As informações são da Secom do Estado.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.