São Luís

Caema e Defesa Civil iniciam distribuição de água em carros-pipas

Atualizada em 27/03/2022 às 12h22

SÃO LUÍS - Para melhorar a oferta de água em bairros de São Luís, a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, dará início, na segunda-feira (7), à ação de distribuição de água por meio de 50 carros-pipas. Os recursos para a iniciativa foram garantidos pelo governo do Estado.

Às 8h, será dada a largada da operação, saindo, simultaneamente, das Gerências de Negócios da capital 50 carros-pipas, sendo 20 para os bairros ligados à Gerência Centro; 10 para os da área da Gerência Anjo da Guarda; 10 para os agrupados pela Gerência Cidade Operária; 5 para os da Gerência Vinhais; e 5 para os da Gerência Cohab.

Todo o controle de distribuição de água será feito pela Secretaria Nacional da Defesa Civil, em dias alternados, no horário das 8h às 22h, durante três meses. A partir das 22h, a distribuição ocorrerá somente em hospitais, clínicas, creches, quartéis, órgãos que prestam serviços essenciais à população ou em casos de emergências.

Os referidos recursos financeiros foram empenhados para as ações de socorro, assistência às vítimas e restabelecimento dos serviços essenciais para atender as pessoas atingidas pela escassez de recursos hídricos e são destinados ao custeio desses carros-pipas que atenderão às áreas consideradas críticas, ou seja, de maior dificuldade de abastecimento de água, como também para os serviços emergenciais que possam surgir.

Dois programas

Os detalhes da execução dos serviços foram acertados durante reunião realizada, no início de abril, com os diretores da Caema, secretário de Saúde, Ricardo Murad, e o chefe da Defesa Civil, coronel Bombeiro Militar Robério Santos. Na oportunidade, ficou acertado que os trabalhos serão divididos em dois programas: um de recuperação e manutenção e o outro de novos serviços. O programa de recuperação e manutenção abrange a distribuição de água por meio de carros-pipas e outro de recuperação de poços dos Sistemas Sacavém e Paciência; recuperação das subestações de energia elétrica e a interligação através de adutora, do Sistema Paciência I ao reservatório do Outeiro da Cruz.

Paralelamente, será realizada também a limpeza, desinfecção de poços e substituição de bombas e equipamentos com a finalidade de aumentar a vazão dos poços, para garantir um melhor abastecimento de água em toda a São Luís.

O presidente da Companhia, João Reis Moreira Lima, afirma que essa ação vai contribuir para diminuir os problemas com o abastecimento em São Luís. “A nossa maior preocupação, atualmente, é melhorar o abastecimento de água da capital. Para isso, temos nos empenhado, juntamente com o secretário de Saúde, na aprovação e liberação dos recursos necessários”, disse.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.