Saúde

Vacinação contra a gripe começa neste sábado

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h22

SÃO LUÍS - A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Coordenação de Imunização, está com tudo preparado para a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. A vacina protege também contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. O dia ‘D’ da vacinação será neste sábado, 5, com abertura oficial no Posto de Saúde Maracanã (Estrada da Vitória, s/n), às 8h30. A meta é vacinar 86% da população alvo, o que equivale a 104.715 pessoas.

“Estamos unindo esforços para ultrapassar a meta e ver a população protegida desta gripe”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Ieda Vanderlei. A secretária lembra que, além das mais de 60 unidades da rede onde a vacina será aplicada, equipes da Vigilância em Saúde estarão de plantão para atender pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção. Basta solicitar a visita da equipe pelo telefone 3212-8442.

Com o tema Proteger é Cuidar, a campanha realizada pelo Ministério da Saúde está em sua 14ª edição e é encampada em todo o país, até dia 25 deste mês. Devem ser vacinados adultos a partir dos 60 anos, população indígena, trabalhadores da área de saúde, gestantes e crianças de seis meses a menores de dois anos. Crianças que serão vacinadas pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias. Aquelas que já receberam uma ou duas doses da vacina no ano passado deverão receber apenas uma neste ano. Os demais grupos deverão tomar dose única.

A população prisional também será atendida pela campanha. Equipes se deslocarão aos presídios da capital para realizar a vacinação. Segundo o Ministério da Saúde, o vírus da influenza é responsável por 76% das infecções respiratórias e atinge principalmente idosos e crianças. A vacina é eficaz contra a doença em média de 85%.

Vírus

A influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. A vacinação é uma das melhores formas de prevenção.

Em 2011, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 25.134 milhões de pessoas foram vacinadas – 84% do público alvo definido. No mesmo período, foi registrada uma redução de 64% nas mortes provocados pelo vírus Influenza H1N1. Ao todo, 53 óbitos foram confirmados. Também no ano passado, houve queda de 44% nos casos graves da doença, que totalizaram 5.230.

Orientações

- Crianças devem estar com cartão de vacinação e informar se houve dose anterior;

- Gestantes e doentes crônicos não precisam de atestado médicos para receber a vacina;

- Doentes crônicos devem apresentar documento com foto e a carteira de vacinação;

- Não deve receber a vacina quem ingerir bebida alcoólica;

- Doadores de sangue devem aguardar 48 horas.

As informações são da Secom da prefeitura de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.