SÃO LUÍS - Neste sábado, 31 de março, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza a Campanha de Vacinação Contra a Raiva em São Luís nos distritos Centro, Coroadinho, Cohab, Bequimão, Tirirical e Vila Esperança. O período vai de 8h30 às 17h.
O diretor da Divisão de Controle e Profilaxia da Raiva, José Antonio Veloso, coordenará as ações da campanha no posto instalado no próprio CCZ (campus da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), durante todo o período da vacinação.
A Raiva
A raiva é uma zoonose viral que se caracteriza como encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos podem contrair o vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção (vacina), tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.
A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas.
A imunidade é conferida por meio de vacinação, acompanhada ou não por soro. Pessoas que se expuseram a animais suspeitos de raiva devem receber o esquema profilático, assim como indivíduos que, em função de suas profissões, se mantêm constantemente expostos.
As informações são da Secom de São Luís.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.