São Luís

Sábado de vacinação contra raiva em bairros de São Luís

Vacinação vai até às 17h no Centro, Coroadinho, Cohab, Bequimão, Tirirical e Vila Esperança.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h23

SÃO LUÍS - Neste sábado, 31 de março, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza a Campanha de Vacinação Contra a Raiva em São Luís nos distritos Centro, Coroadinho, Cohab, Bequimão, Tirirical e Vila Esperança. O período vai de 8h30 às 17h.

O diretor da Divisão de Controle e Profilaxia da Raiva, José Antonio Veloso, coordenará as ações da campanha no posto instalado no próprio CCZ (campus da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), durante todo o período da vacinação.

A Raiva

A raiva é uma zoonose viral que se caracteriza como encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos podem contrair o vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. A doença apresenta dois principais ciclos de transmissão: urbano e silvestre, sendo o urbano passível de eliminação, por se dispor de medidas eficientes de prevenção (vacina), tanto em relação ao ser humano, quanto à fonte de infecção.

A transmissão da raiva se dá pela penetração do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas.

A imunidade é conferida por meio de vacinação, acompanhada ou não por soro. Pessoas que se expuseram a animais suspeitos de raiva devem receber o esquema profilático, assim como indivíduos que, em função de suas profissões, se mantêm constantemente expostos.

As informações são da Secom de São Luís.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.