São Luís

Encerrado encontro do Pnud em Barreirinhas

Atualizada em 27/03/2022 às 12h23

SÃO LUÍS - Com a apresentação de resultados positivos que irão se refletir na melhoria da qualidade da educação ofertada na rede estadual de ensino foi encerrado, na sexta-feira (30), em Barreirinhas, o Seminário do Plano de Educação e Desenvolvimento do Maranhão. O encontro de trabalho, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), discutiu a implementação das ações do projeto de cooperação técnica, firmado pelo Governo, Ministério da Educação (MEC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

Na avaliação da coordenadora técnica do Pnud, Liliane Machiorato, durante o seminário, as equipes se concentraram na execução das propostas previamente elaboradas, a fim de que sejam implantadas junto às escolas e Unidades Regionais de Educação (UREs).

Neste sentido, Liliane Machiorato disse que as equipes da Seduc e do Pnud estão trabalhando na definição das metas e, principalmente, no detalhamento da operacionalização das ações. “É um trabalho de refinamento de tudo que foi feito até agora, e de retomada das condições favoráveis a implantação”, observou.

Ela anunciou que dentro de 15 dias será realizada uma nova reunião de trabalho em São Luís para que os grupos possam sistematizar melhor o plano de ações, focado na melhoria da educação. Contudo, Machiorato acredita que a partir da realização do seminário será possível concluir um projeto que permita a equipe da Seduc executar os projetos que foram pensados.

Para a coordenadora do Pnud, o Maranhão avançou de forma expressiva na construção das propostas, na análise e no diagnóstico. Agora é o momento de levar os avanços para as escolas no momento da organização das mudanças para contemplar a aprendizagem dos alunos para alcançar resultados positivos.

“A meta é alinhar o plano elaborado pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, o plano do MEC e o plano de acordo da cooperação técnica firmado com o Pnud”, destacou acrescentando que a meta é alinhar todos os planos para convergir as ações para os mesmos objetivos, que é a melhoria dos indicadores educacionais.

Para o gestor regional de Pinheiro, Fernando Mitoso, a realização do seminário serviu como ferramenta para discutir formas de como firmar parcerias em regime de colaboração com os municípios para implementar o processo de ensino-aprendizagem e garantir educação de qualidade.

“O seminário foi um momento de reflexão sobre questões educacionais e para a busca de resoluções que começaram a ser postas em prática com a realização do encontro de Barreirinhas”, avaliou Mitoso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.