Miss Crisma 2012

Elizabeth Yandira é eleita mais bela detenta de 2012

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h24

SÃO LUÍS - A cinco meses de ganhar a liberdade, Elizabeth Yandira venceu a edição 2012 do Concurso Miss Crisma, realizado nessa quinta-feira (22), à noite, no Centro de Reeducação e Inclusão Social de Mulheres Apenadas do Maranhão (Crisma). A programação, que faz parte do calendário de atividades socioeducativas e culturais do Estabelecimento Penal Feminino, é realizada deste o ano de 2009.

Elizabeth Yandira é de Manaus (AM) e foi condenada a cinco anos de prisão por participação no tráfico de drogas. “Ano passado, eu fiquei em segundo lugar. Sair daqui com esse título é uma alegria muito grande”, festejou.

Mesmo em liberdade, a Miss Crisma 2011, Joicilene de Oliveira, fez questão de voltar à penitenciária feminina para entregar a faixa à campeã. “Fiz questão de vir para mostrar que esse concurso é uma forma de reintegrar as detentas à vida em sociedade”, disse. Yandira concorreu com outras 13 candidatas, entre elas a ex-miss Crisma Jordeane Soares, que venceu em 2010 e, este ano, ficou em terceiro lugar. Na segunda colocação ficou Rosângela Pereira.

Das 148 internas, 33 se inscreveram para o concurso, mas apenas 14 delas participaram do desfile. Apesar disso, todas as apenadas ajudaram a organizar o evento. Os 5 mil salgadinhos que foram servidos durante a noite foram produzidos na cozinha do Crisma pelas alunas do curso de culinária e os trajes de banho e de gala usados durante a apresentação para os 11 jurados foram confeccionados pelas detentas que integram o curso de corte e costura.

A diretora do Crisma, Josiane de Oliveira Furtado, considerou um sucesso o evento. “É importante estimular o lado humano das meninas. O que vale no final não é quem ficou em primeiro, mas renovar a autoestima de cada uma”, assinalou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.