CEARÁ - O Ministério Público do Ceará pede que a Polícia Federal investigue outras 29 escolas do Ceará por suspeita de vazamento de questões do pré-teste do Enem, aplicado em 30 escolas do Ceará em outubro de 2010. De acordo com o procurador da república no Ceará Oscar Costa Filho, a empresa responsável pela aplicação do pré-teste no Ceará "cedeu de forma irregular" o material sigiloso a 30 escolas do Ceará.
Os cadernos de pré-testes foram distribuídos como material didático no Colégio Christus, de Fortaleza, em outubro do ano passado, uma semana antes da aplicação do Enem de 2011. Catorze questões foram anuladas para estudantes da escola por serem similares a questões usadas no Enem.
O procurador protocolou na Justiça Federal o pedido de intimação ao Inep, responsável pela aplicação do Enem, que entregue os cadernos de pré-teste em 2010. O Ministério Público Federal quer comparar se houve outras questões semelhantes às usadas no Enem, além das 14 anuladas para estudantes do Colégio Christus.
O procurador pede agora que todas as escolas que cederam instalações para aplicação do pré-teste sejam investigadas sobre a possibilidade de vazamento, como ocorreu no Colégio Christus. "Havendo indício concreto [de vazamento em mais escolas] vamos ter uma investigação concreta nas escolas que realizaram o pré-teste em 2010", diz o procurador.
Para Oscar Costa Filho, a empresa responsável pela aplicação do teste deveria se responsabilizar pelo sigilo da prova, o que não foi feito. "A empresa não mandou ninguém ao Ceará, ela cedeu de forma ilegal o material sigiloso às escolas", diz.
Na quinta-feira (8) a procuradora da República Maria Candelária Di Ciero encaminhou denúncia para a Justiça Federal no Ceará contra cinco pessoas responsáveis criminalmente pelo vazamento das questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 de acordo com o relatório final da Polícia Federal. A denúncia foi divulgada pelo MPF nesta quinta-feira (8) em Fortaleza por Maria Candelária e pelo procurador Oscar Costa Filho, autor de ações contra o Enem 2011.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.