SÃO LUÍS - Apresentar e discutir com os agentes de desenvolvimento local/territorial o projeto do Centro de Cultura João do Vale como espaço de referência de execução de ações socioculturais, educativas e de promoção da cultura maranhense, nordestina e brasileira. Este é objetivo do colóquio “Patrimônio e desenvolvimento: produtos e serviços de um equipamento cultural”, que será realizado nesta sexta-feira (10), no município de Pedreiras.
Com apoio do governo do Estado, por intermédio da Vice-Governadoria e da Secretaria de Estado de Cultura (Secma), o encontro reunirá, na Câmara Municipal de Pedreiras, gestores públicos, produtores culturais, conselho territorial, representantes da câmara de vereadores, agentes financeiros, representantes do sistema S, educadores e classe empresarial.
Este é segundo encontro realizado com a comunidade de Pedreiras para implantação do projeto Centro de Cultura João do Vale. De acordo com a coordenação, o centro irá funcionar no prédio da antiga sede da Prefeitura Municipal e desenvolverá ações em três eixos: Cultura, Educação e Meio Ambiente.
A programação do evento contará com a participação do secretário de Estado da Cultura, Luís Bulcão, e do prefeito de Pedreiras, Lenoilson Passos. Na oportunidade eles irão assinar o Termo de Comodato: Prefeitura Municipal de Pedreiras e a Fundação João do Vale.
Dentre as temáticas que serão discutidas no colóquio estão: “Inovar os processos de preservação do patrimônio”; “Memória: o contexto de um espaço museológico”; ações educativas, animação, participação e envolvimento da comunidade como fator de preservação e desenvolvimento; além da socialização de experiências de outras fundações que desenvolvem trabalhos semelhantes na área, como a Fundação Casa Grande, na gestão de espaço cultural por jovens e crianças.
De acordo com Benedita Freire, da coordenação do projeto, o evento tem a finalidade de contribuir com uma abordagem conceitual e operacional no debate sobre cultura no contexto do desenvolvimento, fundamentado no conhecimento em torno dos programas e projetos fomentados pelos ministérios setoriais – Cultura, Educação, Turismo, Ciência e Tecnologia – voltados para apoio à produção cultural.
“Nosso objetivo é possibilitar que os agentes de desenvolvimento e gestores culturais dominem os mecanismos disponibilizados pelas políticas governamentais de apoio a produção cultural, de modo a garantir o acesso dos grupos locais/territoriais aos recursos técnicos e financeiros existentes,” acrescentou.
Fundação João do Vale
Criada há 12 anos, a Fundação João do Vale tem como objetivo articular, divulgar e promover a cultura popular brasileira interagindo com vários setores e agentes culturais, bem como possibilitar acesso e inclusão de pessoas carentes às políticas culturais. No projeto de Pedreira, a fundação desenvolverá trabalhos de iniciação musical com jovens e adolescentes como meio de inclusão social e formação de cidadãos.
Programação
Colóquio Patrimônio e Desenvolvimento: produtos e serviços de um equipamento cultural.
Local: Câmara Municipal de Pedreiras
Manhã: 9h às 12h
Abertura: Políticas de cultura no Estado do Maranhão
Mesa redonda: Centro de Cultura João do Vale o espaço e suas funções
Tarde: 14h às 17h
Assinatura do Termo de Comodato: Prefeitura Municipal de Pedreiras e Presidente da Fundação João do Vale
As informações são da Secom/governo do Estado.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.