Dengue

Semus fará ação contra a dengue na Vila Cristalina

Cinco pontos estão na rota de visita dos agentes da secretaria.

Divulgação

Atualizada em 27/03/2022 às 12h26

SÃO LUÍS - A Secretaria Municipal de Saúde (Semus), por meio da Unidade Mista do Bequimão, realiza, nesta sexta-feira (10), o dia D da Campanha ‘Chute a dengue do seu quintal e vá brincar o Carnaval’. A ação começa às 8h, na Vila Cristalina (atrás do Shopping da Ilha) e na rua Pedro Tavares (próximo à avenida Um), Rio Anil. Cinco pontos estratégicos estão na rota de visita dos agentes da Semus, com apoio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) para coleta de lixo doméstico, volumoso (móveis, eletrodomésticos em desuso) e entulho.

As áreas foram escolhidas após uma pesquisa de campo, que mostrou os locais, no bairro, onde há pontos com acúmulo de lixo e materiais inservíveis. O objetivo é diminuir este acúmulo e sensibilizar a população a agir. Para o trabalho, a Semosp disponibilizará 10 caçambas, com capacidade média de 16 toneladas cada. Todo o lixo recolhido será depositado no Aterro da Ribeira.

Na manhã desta quinta-feira, foi realizado o segundo dia da campanha, com participação de 60 agentes de endemias e profissionais da área. A ação começou com apresentação do teatrinho da dengue, seguida de café da manhã e terminou com visita às residências. “Esta ação é de extrema importância porque leva o trabalho da saúde à comunidade e chama todos para unir esforços contra a doença”, disse o secretário de Saúde do Município, Gutemberg Araújo, na abertura do evento. Ele acrescentou que o combate à dengue em São Luís “é um trabalho que necessita do comprometimento de todos”.

Teatro da dengue

O teatrinho da dengue é uma peça que encanta especialmente as crianças. No palco de marionetes, a trama tem o objetivo de mostrar a importância de cada um cuidar bem da limpeza de sua casa e ter as portas abertas para os agentes de saúde.

Um expositor com microscópio mostrando as fases de desenvolvimento da larva até a formação do mosquito foi colocado à disposição da comunidade. “É preciso conhecer muito bem o inimigo para poder combatê-lo”, afirmou o secretário Gutemberg Araújo.

As equipes de agentes distribuíram material informativo e orientaram moradores da área do Bequimão Alto – próxima à Unidade Mista – sobre focos e as formas de prevenção à dengue. Durante as visitas, um caminhão da Secretaria Municipal de Obras e Serviços deu apoio à ação, recolhendo lixo volumoso.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.