Maranhão

Sagrima e Sedagro distribuem sementes a agricultores de Itapecuru

Atualizada em 27/03/2022 às 12h28

SÃO LUÍS - A secretária do Estado de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (Sedagro), Conceição Andrade, e o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Cláudio Azevedo, fizeram a entrega simbólica, nesta segunda-feira (19), no município de Itapecuru Mirim, de sementes selecionadas de arroz e milho aos agricultores familiares da região. A distribuição foi feita no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Em todo o estado, em todo o estado, 1.800 toneladas de sementes selecionadas de arroz e milho (em sacos de 10 kg) para 188.350 famílias de agricultores familiares, comunidades quilombolas e indígenas e assentamentos rurais. As sementes foram adquiridas pelo governo do estado/Sagrima, dentro do Programa Plantar e Colher no Maranhão, e serão entregues pela Agerp, órgão vinculado à Sedagro.

“A governadora Roseana Sarney vem se empenhando no desenvolvimento da agricultura maranhense e no combate à pobreza. O Programa Plantar e Colher no Maranhão vem em reforço ao Programa Brasil sem Miséria, tendo em vista que parte do público atendido está inserido na faixa de extrema pobreza”, declarou a secretária Conceição Andrade.

Ela destacou também a inserção tecnológica: “Temos de ensinar o agricultor a trabalhar com novas tecnologias, a partir das sementes, que são selecionadas, o que representa uma inserção de tecnologia na agricultura familiar maranhense. As sementes são compradas de produtores já classificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que faz o teste de germinação.

Nos dez municípios pertencentes à regional de Itapecuru Mirim (Anajatuba, Belágua, Cantanhede, Itapecuru Mirim, Matões do Norte, Miranda do Norte, Nina Rodrigues, Pirapemas, Presidente Vargas, São Benedito do Rio Preto, Urbano Santos e Vargem Grande) foram destinadas 130 toneladas e 150 kg, sendo 70 toneladas e 680 kg de sementes de arroz e 59 toneladas e 470 kg de sementes de milho. Cerca de 13 mil famílias receberão as sementes para dar início ao plantio.

“A compra das sementes foi um esforço enorme da governadora e as sementes chegaram na hora certa para o plantio. Estas 130 toneladas equivalem a quatro carretas de sementes somente para a regional de Itapecuru. Estamos caminhando juntos para ajudar os agricultores a produzirem mais. Hoje o Maranhão já é o 3º maior produtor de arroz do país, segundo dados da Conab”, informou o secretário Cláudio Azevedo.

Ele adiantou ainda que no início de 2012, vão ser entregues aos agricultores familiares em todo o estado 3 mil toneladas e 250 kg de sementes de hortaliças de alface, quiabo, abóbora, cebolinha, maxixe, pepino e coentro; e sementes frutíferas de mamão, maracujá e melancia.

Com a entrega das sementes, a previsão é de que seja plantada uma área de 70 mil hectares de arroz e milho, com uma produção estimada em 81.675 toneladas de grãos.

“Com esta distribuição, o estado disponibiliza um insumo para melhorar a produção e a produtividade de grãos no Maranhão. Esta ação é fruto do empenho da Sedagro e da Sagrima para que os recursos pudessem ser viabilizados pela governadora para a aquisição das sementes”, disse o presidente da Agerp, Jorge Fortes.

“Com as sementes vamos produzir mais e nos alimentarmos melhor, com ganho em qualidade de vida”, destacou a secretária municipal da Mulher de Itapecuru e presidente da Associação das Quebradeiras de Coco, Maria Domingas.

“É um incentivo do governo, a semente já é beneficiada, é mais rápido, o produtor pode ter uma produtividade melhor”, declarou uma das lideranças quilombolas de Santa Maria dos Pretos e um dos dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapecuru, Francisco da Conceição.

Participaram da solenidade, representantes de 58 comunidades rurais, oito secretários municipais, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Raimundo Nonato Bezerra, além de técnicos e do gestor do escritório regional da Agerp de Itapecuru-Mirim, Rogério Maluf.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.