São Luís

Vacinação contra hepatite começa nesta terça-feira

A ação será realizada nos centros de ensino da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h29

SÃO LUÍS - Começa nesta terça-feira (13), e segue até a sexta-feira, (16), a segunda etapa de vacinação contra Hepatite B, na capital maranhense. O foco da campanha são os jovens, pois a cobertura vacinal neste grupo está abaixo do recomendado.

A ação será realizada nos centros de ensino da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). As doses são recomendadas para as pessoas que tenham até 24 anos de idade e que já tomaram a primeira das três doses da vacina. Quem não foi imunizado durante a primeira etapa da campanha deve comparecer aos postos de vacinação, nas unidades municipais de saúde, para tomar a primeira dose da vacina.

De acordo com a Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde (Semus), por intermédio do Programa Municipal de Hepatites Virais, a cobertura vacinal contra a Hepatite B em adolescentes e jovens no município de São Luís está abaixo do recomendado. O ideal é que pelo menos 90% da população até 24 anos já tivesse tomado as três doses da vacina, mas na capital esse percentual é de 70%, entre os adolescentes o número é ainda menor.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunização do Município, Rita de Cássia Santos Carneiro, a segunda etapa da campanha acontece de hoje até a sexta-feira, 16, das 9h às 17h, nos Centros de Ensino da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). "O número de aplicações da primeira etapa foi pequeno. Vacinamos cerca de 1.400 doses, dessa vez esperamos atingir pelo menos 1.800 jovens. Temos focado as campanhas nas universidades de São Luís por causa da grande concentração de jovens nesses locais", explicou.

A imunização contra Hepatite B é feita por meio de três doses da vacina. A primeira etapa da campanha ocorreu entre os dias 8 e 12 de novembro, quando foi oferecida a primeira dose da vacina. Nesta semana, 30 dias depois, serão aplicadas a segunda dose e a terceira dose será disponibilizada em até 180 dias.

A vacinação acontece no Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), hoje; no HUUFMA (Unidade Campus do Bacanga), dia 14 (quarta-feira); no Centro de Ciências Humanas (CCH), dia 15 (quinta-feira), e dia 16 (sexta-feira), no Centro de Ciências Sociais (CCSo).

Segundo dados divulgados pela Semus, no início deste mês, já foram registrados 330 casos de hepatite este ano em São Luís. Os números correspondem aos casos de hepatite A, B e C, além dos tipos combinados. Das notificações ocorridas este ano, foram confirmados 27 casos de hepatite A; 99 de hepatite B e 82 de hepatite C. Desde o início do mapeamento da doença, em 2002, foram registrados na cidade 2.706 casos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.