SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realizou, nesta terça-feira (13), reunião do Fórum Estadual de Educação (FEE), que tem como membros representantes de órgãos governamentais e não governamentais, e entidades de movimentos sociais. O encontro teve como finalidade socializar ações do Fórum, discutir o encontro realizado na cidade de Balsas, organizar a pauta do encontro em Imperatriz e aprovar o Regimento Interno do Fórum Estadual de Educação.
Durante a reunião, foi feita uma análise das ações que aconteceram neste ano de 2011, como uma reflexão em relação à instalação do FEE.
Para Regina Cabral, membro do Fórum Estadual em Defesa da Educação Pública e do Instituto Formação, o ano de 2011 foi importante no que diz respeito à instauração do Fórum Estadual de Educação. Segundo ela, ainda não é possível fazer uma análise em relação ao FEE, por sua recente criação. Entretanto, é um sinal importante no sentido de buscar mecanismos que possam melhorar a educação no Maranhão.
Segundo a Superintendente de Educação Básica da Seduc, Leuzinete Pereira, a instauração do FEE irá trazer grandes contribuições para o desenvolvimento da educação no estado. Segundo ela, o momento agora é de mobilizar prefeitos e secretários de educação dos municípios do Maranhão, no sentido de buscar a instauração dos Fóruns Municipais de Educação.
“Uma das atribuições do FEE é mobilizar para que os municípios também criem seus fóruns e dêem início a essa ampla discussão entorno da educação, sempre direcionando o foco para a melhoria da educação em suas cidades e consequentemente no Maranhão”, afirmou.
Imperatriz
Os membros do FEE estarão em Imperatriz, na próxima quinta-feira, 15, para uma reunião com os prefeitos e secretários de educação municipal, das cidades que compreendem a Unidade Regional de Educação (URE) de Imperatriz, no sentido de orientá-los para a instauração dos fóruns municipais de educação.
Para o secretário Adjunto de Gestão Institucional da Seduc e coordenador estadual de Fórum, Fernando Silva, o diálogo com os prefeitos e secretários municipais tem sido proveitoso. Segundo ele, a reunião realizada no município de Balsas demonstrou que o caminho a ser percorrido é exatamente de visitas às UREs para este tipo de discussão. Fernando Silva, falou ainda sobre as atividades que foram realizadas no ano de 2011, e comemorou a instauração do FEE que, em sua opinião, vai trazer grandes benefícios para a educação no estado.
“Esse ano foi ímpar na construção das discussões em relação à instauração do FEE. Trabalhamos muito para que o fórum acontecesse e agora iremos nos dedicar ainda mais para continuar esse trabalho nos municípios do Maranhão, para que os fóruns municipais possam ser instaurados”, explicou.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.