SÃO LUÍS - As duas instituições de ensino superior no Maranhão, que serão punidas pelo Ministério da Educação (MEC), por causa do resultado insatisfatório na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) serão a Faculdade Vale do Itapecurú (FAI) e o Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM). No Diário Oficial da União de hoje (22) foram publicadas medidas cautelares contra 70 instituições de ensino superior que tiveram desempenho ruim nos sistemas de avaliação do MEC.
Foram incluídas universidades, faculdades, institutos e centros universitários que receberam pelo menos dois resultados insatisfatórios nos últimos três anos.
Dois despachos dizem respeito a dez instituições –duas instituições com ensino a distância, uma universidade presencial e sete centros universitários – com IGC na faixa de 2 em 2010 – o índice varia entre 0 e 5 e considera como satisfatório qualquer resultado acima de 3. Quatro delas são de São Paulo, duas são do Rio de Janeiro, uma é da Bahia e uma do Amazonas.
Um terceiro despacho inclui 60 instituições de 23 Estados que, em 2010, tiveram conceito menor ou igual a 1,45 e, entre 2008 e 2009, também tiveram algum resultado insatisfatório no IGC.
Nesse caso, São Paulo ainda é o Estado com o maior número de instituições punidas: sete. A Região Sudeste tem 18 universidades penalizadas, seguida do Nordeste, com 15, e do Centro-Oeste, com 12. A Região Sul tem oito instituições na lista e a Região Norte tem sete.
Entre as medidas anunciadas estão a limitação do número de vagas para ingresso de novos estudantes para 2012 nos cursos reprovados – ele não deve superar o número total de matrículas em 2011, a suspensão dos prazos de processos em andamento para recredenciamento e autorizações de cursos e a instauração de um processo específico de supervisão.
As penalizações valem até o relatório final do processo de supervisão, mas podem ser suspensas caso as instituições atinjam nível satisfatório no IGC relativo a 2011.
Três universidades que haviam recebido as mesmas punições no ano passado conseguiram resultado satisfatório no IGC de 2010 e, portanto, tiveram as medidas cautelares revogadas. Outras 12 repetiram o resultado insatisfatório e seguem penalizadas.
Saiba Mais
- MEC corta 1.287 vagas de Educação Física, Fonoaudiologia e Serviço Social
- MEC corta vagas de cursos de Odontologia, Farmácia e Enfermagem
- MEC corta 11 vagas de curso de Medicina em faculdade do Maranhão
- MEC quer suspender 50 mil vagas de faculdades com avaliação ruim
- No Maranhão, 14 instituições estão abaixo da média do MEC
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.