Denúncias

Comissão aprova convite para que Lupi se explique no Senado

Ministro do Trabalho vai prestar depoimento nesta quinta-feira (17).

Nathalia Passarinho/G1

Atualizada em 27/03/2022 às 12h30

BRASÍLIA - A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta quarta-feira (16) convite para que o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, preste esclarecimentos sobre as novas denúncias envolvendo o uso, durante viagem ao Maranhão em 2009, de um avião que teria sido pago por Adair Meira, dirigente de ONGs beneficiadas por convênios com o ministério.

O depoimento de Lupi na comissão foi marcado para esta quinta (17), às 9h30. A Secretaria da Comissão informou que o ministro confirmou presença. Os requerimentos com o convite a Lupi foram apresentados por parlamentares da oposição e governistas. Assinaram o documento os senadores Álvaro Dias (PSDB-PR), Ana Amélia (PP-RS), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e Ana Rita (PT-ES). O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), também, defendeu a vinda do ministro.

Desde a semana passada, o ministério do Trabalho é alvo de denúncia de irregularidades envolvendo entidades. No ultimo fim de semana, a revista Veja publicou reportagem que afirma que Lupi andou em avião pago por Adair Meira.

Nesta terça (15), foi divulgada uma foto que de Lupi desembarcando em um turbo-hélice King Air. Em nota divulgada na semana passada, o Ministério do Trabalho havia dito que, durante viagem a Maranhão, o ministro andou somente em um bimotor Sêneca “de responsabilidade do PDT”.

Em entrevista, também, nesta terça, o empresário Adair Meira contradisse Lupi ao afirmar que esteve com o ministro na mesma aeronave em um dos trechos da viagem. Ele confirmou ter intermediado o aluguel do King Air, mas negou ter arcado com os custos.

“Acompanhei o ministro no King Air em um dos trechos, me parece que de Imperatriz a Timon”, afirmou.

Na última quinta (10), Lupi negou conhecer Adair. “Nunca andei em jatinho de Adair, não o conheço (...) Não tenho nenhum tipo de relação com ele, apenas ter conhecido em algum evento público, isto é normal”, disse.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.