BRASÍLIA - O ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, fez nesta segunda-feira (24) a primeira declaração pública após ter sido operado para a retirada de um tumor no cérebro. Ribeiro agradeceu o apoio da presidente Dilma Rousseff e afirmou que deve retornar ao comando da pasta no dia 7 de novembro.
"Quero agradecer muito à minha presidente, à equipe médica e à imprensa. Sempre aprendi que a transparência é o melhor caminho", disse, ao se referir à publicação de boletins médicos com informações sobre seu quadro de saúde.
O ministro recebeu alta neste sábado (22) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sete dias após passar por uma cirurgia no cérebro. Ainda não saiu o resultado da biópsia que irá detectar se o tumor é maligno ou benigno.
Questionado sobre se faria algum tratamento ou se teria acompanhamento médico periódico, Ribeiro afirmou que "este não é o momento para pensar no assunto".
Ele disse que vai retirar os pontos no próximo sábado (29), em São Paulo, e ficar com a família por uma semana, até o retorno a Brasília. Enquanto isso, o secretário-executivo da pasta, José Carlos Vaz, continuará a comandar o ministério interinamente.
Dilma
Mendes Ribeiro afirmou que Dilma telefonou ao médico Roberto Kalil, que, também, tratou do câncer da presidente, para que o atendesse. Segundo o ministro, Dilma fez questão de liberá-lo para operar "o mais rápido possível".
"A minha presidenta falou, ‘não, senhor. O senhor vai fazer o mais cedo que puder e o senhor vai agora para São Paulo. Vou ligar agora pro Kalil e ele vai te passar um pente fino e tu vai tratar isso como tu precisa tratar’", contou Ribeiro.
O ministro disse ainda que o tumor o deixou mais "emocional". "Eu me tornei ainda mais mole do que eu era. Fiquei com a questão emocional, que era forte, mais (forte) ainda".
Ele, também, agradeceu longamente à equipe do Ministério da Agricultura. "A equipe se portou de forma absolutamente profissional. A equipe planejou tudo. Me orgulho muito da equipe do Ministério da Agricultura".
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.