Neste sábado e domingo

Enem: veja o que você precisa fazer para enfrentar as provas

Chegar ao local da prova com antecedência e checar o que pode ou não levar são cruciais.

Regina Souza/ TV Mirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h31

SÃO LUÍS – Os estudantes estão de olho na revisão, no conteúdo da prova do Enem. Mas será que estão afinados com o que precisam ter e fazer, para não serem barrados na hora de entrarem para fazer a prova?

A repórter Regina Souza, da TV Mirante, fez o teste e perguntou aos estudantes: o que é preciso para ter acesso ao local da prova?

"Tem que ter o cartão de confirmação, levar identidade", diz Cícero José Corrêa Neto, de 17 anos. “Também é válida a carteira de motorista. Não só identidade, mas qualquer documento com foto que identifique aquela pessoa", completa Alís Lobato, de 18 anos.

E pode ainda: passaporte, carteira de ordem ou conselhos de classe e, no caso dos meninos, certificado de reservista. Na falta destes documentos, por exemplo, se o candidato perdeu ou foi roubado, o boletim de ocorrência vale, mas com data de registro de, no máximo, 90 dias.

Mas qual é o material necessário para fazer as provas?

"As canetas pretas, com material transparente”, alerta Paloma de Brito, de 18 anos.

A coordenação do Enem aconselha levar três canetas esferográficas, pretas e de material transparente. Lápis, lapiseiras, borrachas, livros, apostilas, óculos escuros, qualquer dispositivo eletrônico; tudo está proibido.

E tem mais coisas que não podem entrar na sala de provas, como relógio de pulso e celular.

Agora, não adianta ter os documentos e o “kit Enem” em mãos e chegar atrasado ao local de prova. Então, preste atenção: as provas começam às 12h horas deste sábado e domingo, dias 22 e 23 de outubro. O candidato deve chegar ao local com uma hora de antecedência. E como o trânsito está complicado, o bom senso vale muito.

"Acordar cedo, almoçar cedo, preparar todo mundo de casa cedo, para ir com calma, chegar lá tranquilo", comenta a estudante Dayane Bezerra Sá.

Vale a pena ler atentamente o manual do candidato. Ele vai lhe ajudar muito a não correr riscos. “A gente passa o ano todo se programando para isso, é sempre bom que esteja tudo programado certinho”, conclui Valéria Nery.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.