Escola de Pedreiras

Gestora de escola estadual ganha viagem de intercâmbio para os EUA

O prêmio foi um reconhecimento nacional pelo desempenho no programa Gestão Escolar.

Atualizada em 27/03/2022 às 12h31

SÃO LUÍS - A educação de qualidade ofertada pelo Centro de Ensino Oscar Galvão, escola da rede estadual de ensino, localizada no município de Pedreiras, ganhou reconhecimento nacional do Prêmio Gestão Escolar ano base 2010, coordenado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e outras parcerias. Como prêmio, a gestora da escola, Imirene de Araújo Vieira, ganhou uma viagem de intercâmbio de experiência em gestão escolar para os Estados Unidos.

Imirene de Araújo embarcou, na terça-feira (11), às 15 horas, juntamente com outros gestores escolares brasileiros com destino à nação norte-americana. A viagem de intercâmbio acontecerá até o dia 5 de novembro.

Para a gestora escolar, a premiação é o reconhecimento e a valorização do trabalho de toda a equipe da escola. “A viagem de intercâmbio vai proporcionar um aprendizado muito maior como gestora e como pessoa, com as novas experiências que pretendo adquirir nos Estados Unidos,” acrescentou.

O CE Oscar Galvão funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno, com 14 turmas, com uma média de 40 alunos por sala, totalizando 1.599 alunos. A equipe técnico-administrativo é composta por um gestor geral, um gestor auxiliar, dois supervisores, uma secretária e 17 administrativos. O quadro docente é formado por 85 professores qualificados, em nível superior e alguns com pós-graduação.

Gestão Escolar

A escola apresenta linhas básicas de ação contempladas em seu Projeto Político Pedagógico (PPP), como a melhoria do processo ensino aprendizagem e a democratização da gestão escolar, onde são elaboradas as ações do Plano de Desenvolvimento de Escola (PDE), definindo-se os objetivos estratégicos, metas, orçamentos envolvendo todos, de forma a assegurar a participação da comunidade escolar.

“A cada início de ano letivo elaboramos o plano de ação a ser realizado com a participação do colegiado escolar e do conselho fiscal, onde são definidas as necessidades e prioridades da escola, acompanhando à prestação de contas, que se reúne frequentemente para decidir como aplicar os recursos recebidos, visando sempre à melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem e ao bem-estar do aluno,” comentou Imirene de Araújo.

Segundo ela, a escola tem buscado alternativas para promover uma aproximação da família. Uma das estratégias utilizadas tem sido a realização dos plantões pedagógicos, onde os pais têm contato direto e individualizado com todos os professores, podendo acompanhar o desempenho escolar dos seus filhos, além de apresentar críticas e sugestões.

O centro de ensino trabalha com a implantação de estratégias para viabilizar a participação dos diferentes segmentos na organização da escola, buscando despertar na comunidade escolar o compromisso de contribuir para a melhoria da escola, nesse sentido a gestão da escola tem se empenhado em buscar não só a melhoria da escola no que concerne aos conteúdos, mas os aspectos administrativos, pedagógicos e organizacionais que envolvem todo o ambiente escolar.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.