São Luís

34º Festival Guarnicê de Cinema começa nesta segunda

O evento será aberto com a exibição do longa-metragem "Quebrando o Tabu".

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 12h32

SÃO LUÍS - Com a estreia estadual do filme “Quebrando o Tabu”, do diretor Fernando Grostein Andrade, será aberto nesta segunda-feira (03), às 18h30, o 34º Festival Guarnicê de Cinema. A cerimônia de abertura ocorre no Auditório Central do Campus Universitário do Bacanga, em São Luís. O festival ocorre nesta segunda (03) até sexta-feira (07), no Campus da UFMA (Itaqui-Bacanga). A entrada é gratuita.

O argumento do longa-metragem “Quebrando o Tabu” (80 minutos, 2011, classificação 18 anos) foi escrito pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O documentário apresenta depoimentos de Fernando Henrique Cardoso, Bill Clinton, Jimmy Carter, Anthony Papa, Ruth Dreifuss, Paulo Coelho, Drauzio Varela, Ethan Nadelmann. A produção é de Fernando Menocci, Silvana Tinelli e Luciano Huck.

O 34º Guarnicê é uma promoção da UFMA, via Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão. Tem patrocínio do Banco do Nordeste, Vale e Petrobrás (Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura do Governo Federal) e apoio cultural do Foto Sombra, Prefeitura de Barreirinhas, Uimar Jr. Turismo, Rest. Feijão de Corda, Fundação Sousândrade, Ascom da UFMA e Rádio Universidade FM.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é o âncora do filme. Na época em que era presidente da República, FHC disse que tinha menos consciência do tema que atualmente. "A violência não estava tão forte", afirmou. Fernando Henrique acreditava que erradicar a maconha seria o caminho ideal para combater o tráfico. O assunto foi levantado por FHC com o intuito de tentar reduzir o uso de drogas.

Ele afirma que não adianta colocar as pessoas na cadeia e que é a favor da descriminalização do uso de qualquer droga, mas não que seja favorável a legalização ou ao uso da mesma. Tratada como tema principal do documentário, a descriminalização de drogas é discutida por políticos e personalidades, que falam sobre as falhas no combate ao tráfico e contam experiências pessoais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.