SÃO LUÍS - "Alcântara Alma e História" é o título do livro fotográfico que fará parte do acervo das Bibliotecas Faróis da Educação em todo Maranhão. O livro foi concebido e produzido pelo fotógrafo Albani Ramos, que entregou nesta segunda-feira (26), na sede da Secretaria de Educação (Seduc), 194 exemplares para o Secretario de Educação João Bernardo Bringel.
A obra representa cronologicamente um álbum fotográfico da historia de Alcântara (história, lugares, pessoas, costumes, festas e outros). O texto foi escrito por Sebastião Duarte e ressalta as ladeiras, as igrejas, os festejos e a cultura do povo de Alcântara.
O projeto idealizado pelo fotógrafo Albani Ramos em parceria com o Instituto Geia de São Luís, foi aprovado pela Secretaria de Fomento e Leitura do Ministério da Cultura, tendo sido desenvolvido durante 4 anos com levantamento de materiais bibliográficos, pesquisas e fotos.
Segundo o secretário de Estado de Educação, João Bringel, a iniciativa do fotógrafo vai fortalecer o aprendizado dos alunos e possibilitar um olhar mais ampliado dos costumes da população de Alcântara. "É gratificante ver que a obra fotográfica de um maranhense vai possibilitar aprendizado a alunos da rede pública, que em sua maioria, não tem acesso a esse detalhamento de aspectos fotográficos artísticos que essa obra oferece", disse.
"Sinto-me realizado em ver que este resumo fotográfico da história de Alcântara vai propiciar a estudantes maranhenses acesso a informação e ao conhecimento de uma cultura. Um livro escondido é uma obra morta", enfatizou o fotógrafo Albani Ramos.
Serão contemplados com os exemplares as Unidades Regionais de: Açailândia, Bacabal, Balsas, Barra do Corda, Caxias, Chapadinha, Codó, Imperatriz, Itapecuru, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Rosário, Região Metropolitana de São João dos Patos, Santa Inês, Timon, Viana e Zé Doca.
As informações são da Secom do Estado.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.