São Luís

GN10 realiza formação continuada em Presidente Dutra

Atualizada em 27/03/2022 às 12h34

SÃO LUÍS - A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por intermédio da Secretaria Adjunta de Ensino, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, realiza o II Encontro Técnico Gerencial – Formação Continuada GN10 – FOCO, que acontece em Presidente Dutra, de segunda (29) a quarta-feira (31).

O evento terá como público alvo, os 19 Coordenadores das Unidades Regionais de Ensino, Gestores Regionais e Diretores de Educação, além de técnicos da Seduc.

A formação tem por objetivo, a capacitação dos 19 Coordenadores Regionais para que haja um fortalecimento da ação gestora no âmbito da política pública de ensino, da aprendizagem e da rotina escolar.

Durante o encontro, será feita uma avaliação dos dados para o planejamento das ações interventivas junto às escolas atendidas pelo GN10, compartilhando ainda os dados de 2011 coletados e inseridos no Sistema Instituto Ayrton Senna de Informações (SIASI), referente ao Perfil de Atendimento e de Turma para conhecimento e tomada de decisões, no que se refere aos indicadores educacionais.

O encontro terá ainda como meta garantir a socialização de experiências exitosas existentes em escolas da rede estadual de ensino da URE Presidente Dutra, que serão expostas pelos gestores dessas instituições de ensino acompanhadas pelo GN10.

É pioneiro na linha da proposta de Formação Continuada GN10- FOCO Itinerante, que percorrerá as 19 Unidades Regionais de Educação. A URE Presidente Dutra foi escolhida como o primeiro local devido a um processo de votação ocorrido entre todos os Coordenadores Regionais, no encontro anterior, acontecido em São Luís.

Segundo a coordenadora geral do Programa, Ana Paula Pires, o encontro terá um desempenho diferente e inovador diante das que se tem realizado. “Primeiro por contemplar a sede de outra Unidade Regional de Educação e pelo fato dos coordenadores regionais participarem de um momento inicial do evento, para socializar o diagnóstico de cada URE, com base nos dados de 2011, coletados nas escolas e inseridos do SIASI”.

Ainda segundo a coordenadora, os dados precisam ser partilhados com todos. “Assim, conhecermos as peculiaridades dos desafios vividos por cada URE e partilhamos experiências para que, em sintonia, tenhamos propostas para contribuir e alavancar a educação do nosso estado, através da aprendizagem de nossos alunos”.

Outro momento interessante do encontro será a Formação Continuada - FOCO dos Coordenadores Regionais, que terá como temática - A escola é limitante ou limitada? Esse momento do encontro irá trabalhar diretrizes fomentadas através de um texto norteador, encaminhado pelo Instituto Ayrton Senna. O texto terá como abordagem conteúdos que evidenciam: o papel da escola na formação cidadã do aluno; a superação do fracasso escolar sob a égide da ética e da solidariedade.

O método que será empregado no trabalho será o dialógico, a partir de dinâmicas de grupo que ampliarão as habilidades e competências dos coordenadores regionais.

O momento ápice será a socialização das experiências exitosas que serão apresentadas pelas escolas da URE Presidente Dutra: Unidade Integrada Joana Lima de Macedo e Unidade Integrada Luis Rocha, com base na temática principal da FOCO.

Ainda durante o evento toda equipe do GN10 visitará duas escolas na sede da URE Presidente Dutra, e vivenciará ações habituais das mesmas, através da observação dos aspectos gerenciais e pedagógicos.

O diferencial da parceria com o Instituto Ayrton Senna e o Instituto Coca-cola e Renosa, é que o Gestão Nota 10 abrange a qualificação de diretores escolares, gerenciamento de dados, definição e acompanhamento de metas dentro das unidades de ensino e, para alcançar o sucesso deste encadeamento de ações, as equipes da Secretaria de Educação e das Unidades Regionais de Educação que coordenam o programa são qualificadas mensalmente, a partir dos resultados do seu próprio trabalho.

No encerramento das atividades serão realizadas as avaliações referentes à articulação do Coordenador Regional com o Gestor da URE; responsabilidades do Supervisor de Acompanhamento Técnico Gerencial na avaliação do gestor escolar; Planejamento do SATG e cronograma de acompanhamento do Coordenador e do Supervisor; além de orientações para o acompanhamento Técnico – Gerencial. Finalizando as atividades, será aberto um canal de atendimento individualizado por URE com a Coordenação Estadual do GN10.

As informações são da Secom do Estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.