Saúde

Ministério da Saúde reforça atenção básica e ações de saneamento no Nordeste

Construção de Unidades Básicas de Saúde são prioridades para os nove Estados nordestinos.

Imirante, com informações do Ministério da Saúde

Atualizada em 27/03/2022 às 12h35

SÃO LUÍS - Por considerar que o acesso adequado à saúde é fundamental para a redução das desigualdades sociais, o governo federal está ampliando e melhorando a assistência à população nordestina por meio de serviços básicos de saúde e ações de saneamento. Dentro do programa "Brasil Sem Miséria", o Ministério da Saúde coordenará o desenvolvimento de ações estratégicas nos nove Estados da região, onde serão priorizadas a construção de 638 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a oferta de quase dois milhões de consultas oftalmológicas e mais de 800 mil óculos para estudantes, a instalação de 45 centros de especialidades e 91 unidades móveis odontológicas, o fornecimento de 476 mil próteses dentárias e a construção de 50 mil cisternas, poços e sistemas de abastecimento de água e saneamento na região.

Com recursos federais da ordem de R$ 700 milhões, as ações de saúde começam a ser executadas pelos Estados e municípios do Nordeste a partir deste mês e serão desenvolvidas até 2014. As medidas serão anunciadas nesta segunda-feira (25), em Arapiraca (AL), pela presidenta Dilma Rousseff e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além de representantes dos quatro ministérios diretamente envolvidos no programa "Brasil Sem Miséria": Desenvolvimento Social, Integração, Desenvolvimento Agrário e Meio Ambiente.

"A qualidade e a universalização do acesso à saúde é um forte indicador de inclusão social. Por isso, o Ministério da Saúde tem trabalhado para consolidar a atenção básica em todo o país. Esse modelo possui a capacidade de chegar a quem mais precisa e resolver a maioria dos problemas de saúde da população", destaca o ministro Alexandre Padilha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.