Saúde Pública

São Luís atinge meta de vacinação contra a pólio

De acordo com a SES, até o momento foram vacinados 95,01% das crianças da capital.

O Estado

Atualizada em 27/03/2022 às 12h36

SÃO LUÍS - A capital maranhense atingiu a meta prevista de vacinação contra a poliomielite, conforme indicou os dados divulgados na manhã de sexta-feira (8) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), coordenadora da campanha no Maranhão.

A meta prevista era imunizar 95% das crianças menores de 5 anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias). Até o momento, conseguiu-se vacinar 95,01% dessas crianças na cidade.

Desde o começo da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, iniciada no dia 18 de junho, estavam previstas para serem imunizadas 80.818 crianças na cidade.

Até o momento, já foram vacinadas contra a doença 76.787 crianças, o que representa uma cobertura 95,01%. Para chegar a esse número, desde o início da campanha foram disponibilizados 364 postos de saúde espalhados pela cidade e mais de 2.500 profissionais envolvidos durante os dias da campanha.

Em todo o estado, a meta estabelecida de imunizar 95% das crianças contra a poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, também está para ser alcançada.

De acordo com os dados da SES, em todo o Maranhão já foram vacinados 564.874 crianças com menos de 5 anos, o que representa 88,18% da meta prevista inicialmente, que é de imunizar 640.579 crianças. Durante os dias da campanha, foram disponibilizados no Maranhão mais de 1.700 postos e 8.406 profissionais de saúde.

Alcance - De acordo com Helena Almeida, chefe do Departamento de Controle das Doenças Imunopreveníveis da SES, o fato de o Maranhão ainda não ter conseguido alcançar a meta prevista de imunizar os 95% das crianças com menos de 5 anos está diretamente relacionado com as dificuldades que alguns municípios estão encontrado no processo de imunização.

“Alguns municípios já cumpriram a meta de vacinação, só que existem outros que ainda estão longe de conseguir atingir essa meta, por isso em geral todo o Maranhão ainda não conseguiu imunizar os 95% das crianças”, explicou Maria Helena Almeida.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.